O bairro Moinhos de Vento acaba de ganhar um novo espaço gastronômico: o Antuérpia Bistrô e Arte, que combina gastronomia belga e brasileira, com toques autorais do chef gaúcho Caco Zanchi. Em um casarão de 1930, com três andares, reúne cafeteria, galeria de arte e empório com produtos gaúchos.
Depois de fazer sucesso com o bar Theatro Mágico e o restaurante Kos, o chef mudou-se para a Europa, onde permaneceu por mais de duas décadas. Agora, de volta a Porto Alegre, quer mostrar um pouco de cozinha de memória. Entre os pratos que já fizeram sucesso em outras épocas aparece a moqueca de filé mignon e camarões. São receitas queridinhas do chef o peito de pato com legumes e as endívias gratinadas. No almoço, tem a sugestão do dia, com entrada, prato principal e sobremesa.
Antes ou depois da refeição, vale uma visita à galeria de arte, no terceiro andar, com exposições que mudam mensalmente. E também ao empório, que oferece vinhos, produtos com noz pecã,, massas coloridas, granola, todos de produtores locais. Na cafeteria, é possível fazer apenas um lanche, com croissants, medialunas, empanadas, sanduíches, tortas e bolos.
A decoração do bistrô tem a marca registrada do chef Zanchi, com abajures, quadros e muitos outros elementos garimpados em viagens e antiquários. As paredes pintadas de verde remetem a natureza e harmonia, combinando com o pequeno jardim no interior.
A cidade belga que dá nome ao bistrô é conhecida por ser o centro mundial de lapidação de diamantes, um dos maiores portos do mundo e ter uma gastronomia com base em batatas, mexilhões, endívias, queijos, manteiga e cervejas.