Experiência turística que combina cultura italiana, história, tradição e boa mesa permite percorrer uma Gramado pouco conhecida. O Tour Linha Bella leva os visitantes à zona rural onde tudo começou.
Foi no Marco Zero, na Localidade de Linha Nova, então distrito de Taquara, que as primeiras famílias italianas, vindas de Caxias do Sul, se estabeleceram e é um dos pontos de parada do passeio. Ali, é possível visitar a propriedade da família Bof, que em 1885 chegou ao local e instalou o primeiro abatedouro e açougue de Gramado, com objetos preservados até hoje. No mesmo local, está o antigo Bodegão, com produtos coloniais feitos à moda antiga. A carne de porco na lata é conservada na banha e dura por 4 meses. O salame de javali, os queijos e as geleias são destaque.

Outro ponto visitado é uma das duas vinícolas familiares que integram o projeto turístico, onde é possível degustar vinhos elaborados a partir de técnicas ancestrais e conhecer as histórias das famílias. Na Zio Pietro, além de vinhos e sucos de uva branco e tinto, o vinagre produzido pela família tem chamado a atenção dos visitantes.
No Velho Casarão Visenzo Marcon, de 1919, em pedra e madeira, está preservada a cultura da família que ali se estabeleceu, depois de viver 2 anos na abertura do tronco escavado de um Umbú, árvore macia que permitia a escavação. São muitos objetos da lida e do dia a dia dos imigrantes apresentados aos visitantes junto à história da família Marcon. Após, é servida uma degustação de produtos coloniais, como queijos, biscoitos e licores, que podem ser adquiridos no local. Os visitantes podem, ainda, interagir com os animais criados na fazenda.


A última parada é na Cantina Linha Bella, onde a recepção é com muita música típica italiana. O bufê é um desafio gastronômico, com diferentes tipos de massa, polentas, carnes, abóbora caramelada, saladas, queijos e salames. A mesa de sobremesas também é uma tentação à gula, desde os tradicionais sagu com creme, ambrosia e pudim de leite a mousses e pavês. A apresentação é simples, mas o sabor faz viajar no tempo.
O passeio Tour Linha Bella tem datas específicas e precisa ser agendado. É recomendável levar dinheiro vivo, porque por vezes não há sinal de internet para que sejam utilizados cartões ou enviado PIX.

