Nas histórias das Mil e Uma Noites, o cardamomo é associado ao amor, um afrodisíaco. Aromático, de sabor intenso, é nativo do sul da Índia e do Sri Lanka, onde é conhecido como a rainha das especiarias. O aroma intenso já o levou a integrar composições de cosméticos e perfumes.Da família do gengibre, Elettaria cardamomun é seu nome científico. São de 10 a 20 sementes escuras, encapsuladas em bagas esverdeadas de cerca de 2 cm, que são levadas ainda verdes para secar em fornos a carvão por 3 dias. Atualmente, o maior exportador é a Guatemala.
É uma das especiarias mais caras do mundo, perdendo apenas para o açafrão e a fava de baunilha. O sabor é um misto de apimentado e adocicado, que deixa na língua a sensação de eucalipto. Os romanos costumavam utilizá-lo para melhorar o hálito, enquanto os gregos usavam para branquear os dentes. O cardamomo faz parte de várias receitas de curry na Índia, de arroz doce (kheer) e é a alma do chai. É uma das especiarias usadas no Aquavit, licor da Escandinávia, para onde foi levada pelos vikings. Está presente em pães doces na Finlândia (pulla) e na Noruega (julekake). Na Suécia, é combinado com a canela no preparo do kanelbullon, pão servido como fika, lanche da tarde, acompanhado de café preto.
Os espanhóis colocam as bagas amassadas numa infusão de chá com pedacinhos de casca de laranja. Os árabes aromatizam o café, como forma de estreitar amizades. O cardamomo é um arbusto com cerca de 1,50 m de altura, com folhas grandes, flores brancas e frutos verdes. Existem diferentes variedades, mas as mais comuns são o verde e o preto. Sendo o verde o mais saboroso. Enquanto este tem um aroma como algo entre o limão e o gengibre, o negro lembra cânfora.
Nas histórias das Mil e Uma Noites,
o cardamomo é associado ao amor
Combinações perfeitas
- Com carnes vermelhas e de aves (frango e pato).
- Com grãos, como lentilhas, ervilhas e arroz
Em receitas em que a abóbora é ingrediente de destaque. - Delicioso quando acrescentado à infusão de leite para o preparo de chocolate quente
- Com frutas cítricas, maçãs, peras, mangas em saladas de frutas ou sobremesa com as frutas cozidas.
- O uso de especiarias com notas doces, como o cardamomo, ajuda a reduzir o açúcar nas receitas de bebidas.
- O cardamomo pode ser usado em receitas doces e salgadas, como substituto do alho no refogado do arroz.
- O cardamomo é a especiaria predileta do chef senegalês Mamadou Séne, professor do Senac Porto Alegre. Em seu país de origem, é utilizado em diferentes pratos. Alguns deles trazem as memórias de infância e estão ligados à partilha e à família, como o mafê ou maffé – cozido de carne com legumes e pasta de amendoim com especiarias, entre elas a canela, o anis e o cardamomo.
Outra receita muito apreciada por Mamadou e que combina muito bem com a atual estação são as frutas em calda de cardamomo. Leve, refrescante, aromática e muito saborosa. O chef sugere que a sobremesa pode ser servida também com sorvete de coco.
Receita
Frutas em Calda de Cardamomo
Ingredientes
- 300 ml de água
- 8 grãos de cardamomo
- 125 g de açúcar
- 1 laranja de umbigo
- 8 morangos
- 1 maracujá
- 1/2 maçã verde em gomos finos
- 1 manga madura e firme
- 2 kiwis em gomos
- 1 banana da terra cortada
Modo de Fazer
Lave as frutas e corte. Deixe separados o maracujá e as folhas de hortelã. Coloque a água na panela junto com o açúcar e o cardamomo, esmagando as bagas e deixando um pouco expostos os grãos. Mexa até dissolver o açúcar. Deixe ferver por 15 min em fogo médio. Retire do fogo, deixe em infusão por 10 minutos com panela tampada. Leve novamente ao fogo e volte a esquentar. Despeje por cima das frutas cortadas, adicione o maracujá e as folhas de hortelã. Deixe esfriar e leve à geladeira. Sirva as frutas com a calda. Rendimento: 5 porções