A ideia inicial do chef Cláudio Mesquita ao comprar o casarão tombado da década de 1940, no
4º Distrito, era se dedicar ali à arte da marcenaria, uma de suas habilidades. Ao começar a reforma interna, no entanto, ele e a esposa, Alicia Weiss, perceberam que tinham a oportunidade de realizar um sonho antigo: terem o próprio restaurante, unindo a grande experiência do casal na área da gastronomia. Surgia, então, Aora Cucina, uma das mais novas cantinas da capital gaúcha.
No interior, paredes de tijolos aparentes, janelas originais dos anos 40 e móveis e objetos garimpados e recuperados. O cardápio é enxuto e prima pela cozinha clássica. As entradas são para compartilhar.
É possível optar pelo húmus com tomates confit servidas com fatias de focaccia, caponata, e a Batuta de polpo (finas rodelas de polvo temperadas com azeite e especiarias, acompanhadas de torradas de baguete). Além da salada de folhas, tomates cereja confitados, mini mozzarelas de búfala com parmesão e folhas de manjericão.
Os clássicos da cozinha italiana são as estrelas da cantina, como a lasanha à bolonhesa, a massa com almôndegas ao sugo, a paleta de cordeiro com massa de manteiga e sálvia, sem falar nos risotos de frutos do mar ou de funghi. Os pratos mais pedidos da casa, no entanto, são os nhoques em diferentes versões de molhos. Para a sobremesa, duas opções: Pavlova e torta de chocolate com creme inglês.
Além dos espaços internos, duas mesas no mezanino e as que ficam no jardim, em breve o Aora vai contar com um novo espaço. Depois de adquirirem duas casas geminadas, ao lado do endereço atual, estão em obras para a expansão da operação com a construção de um bar. As duas casas são tombadas e as reformas só podem ser feitas no interior, sem atingir a fachada.
Aora Cucina
Avenida Pátria, 272, 4º Distrito
Reservas: 51 99119.9387
De terça a sexta, das 19h às 23h. Sábados, das 12h às 15h, e, das 19h às 23h
aoracucina