Campos cobertos por videiras, em zona rural, ladeados por uma sede onde é realizada a elaboração dos vinhos são a primeira imagem que surge quando se pensa em vinícolas tradicionais. Um outro conceito, no entanto, vem ganhando força nas metrópoles de todo o mundo: as vinícolas urbanas. Longe dos vinhedos, o processo de vinificação é feito em grandes centros, em meio a áreas residenciais ou comerciais.
Em cidades como Nova York, Londres e Paris já fazem sucesso junto aos apreciadores da bebida de Baco. No primeiro andar da Torre Eiffel, por exemplo, a Winerie Parisienne vinifica parte de sua produção, atraindo um grande número de turistas. A tendência, porém, não toma corpo apenas fora do Brasil. Porto Alegre conta, desde 2017, com a primeira vinícola urbana brasileira: a Ruiz Gastaldo, ali no bairro Chácara das Pedras.
As uvas são trazidas de vinhedos da Serra gaúcha, Campos de Cima da Serra e Serra do Sudeste em caminhões frigoríficos, e todo o processo até o engarrafamento é feito na vinícola da capital gaúcha. Esse é o sonho realizado do engenheiro Eduardo Gastaldo. E como se diz que a fruta não cai longe do pé, o bisavô de Eduardo, Januário Greco, já fazia vinho em casa, em plena avenida Independência, apesar de ser apenas para consumo da família.
Mas a grande influência veio mesmo foi do sogro, o argentino Rodrigo Ruiz, um colecionador de automóveis antigos que conduziu o genro pelo mundo do vinho. Toda essa ligação familiar está registrada nos rótulos da Ruiz Gastaldo: os vinhos levam os nomes dos filhos e sobrinhos de Eduardo. Mas também há os que se referem ao amor pela cidade de Porto Alegre e o bairro onde vivem: o espumante Chácara das Pedras e o Pinot Noir Porto Alegre.
Agora, a capital gaúcha está ganhando mais uma vinícola urbana: o enólogo argentino Adolfo Lona traz a produção de seus reconhecidos e premiados espumantes para o endereço da Vasco da Gama, 735. O vinho base é elaborado na Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves, com a supervisão de Lona, e a segunda fermentação, em tanques ou na garrafa, no bairro Bonfim. Ali, os apreciadores das borbulhas poderão acompanhar todo o processo, além de degustar e adquirir a bebida.
É preciso ressaltar que há diferença entre vinícola urbana e produção caseira de vinho na cidade. A primeira tem registro no Ministério da Agricultura, segue todos os protocolos e pode comercializar a bebida. A segunda é apenas para consumo próprio.
Ruiz Gastaldo Vinícola Urbana
Avenida José Gertum, 430
Chácara das Pedras
Fone: 51 99842-4535
Degustação e visitas
precisam ser agendadas
Vinhos Espumantes Adolfo Lona
Rua Vasco da Gama, 735
Bonfim
Fone: 51 99320-5445
Degustação e visitas precisam
ser agendadas