Quem vê esse mulherão de vermelho na foto, nas redes, nos vídeos, no palco, entregando e recebendo prêmios, conhece a ponta do vulcão que é Patricia Parenza. No turbilhão de criatividade, conteúdo e alegria que eclode de seu interior vive também uma mulher atenta a seu tempo, a si e àquilo que diz respeito a todas nós — gurias entre os 50, 60 anos, no sobe e desce dos calorões e humores, vivendo a erupção da menopausa. Patrícia não pira, não inflama e não solta as tiras — e ainda ajuda a gente a lidar com tantas emoções.
Jornalista, influenciadora, empresária da comunicação, mãe e namorada, Pat trouxe para a sua dinâmica lista de atividades mais um título: o de empreendedora e ativista da menopausa sem pirar. Esta é a mais recente iniciativa onde tem focado seu interesse, estudos e desenvolvimento de projetos: o portal Menopausa sem Pirar, em parceria com a médica Dra. Joele Lerípio, ginecologista pós-graduada em Fisiologia do Envelhecimento Saudável. A novidade não constaria em seu notável currículo não tivesse a própria Patricia enfrentado tantos sobressaltos com o climatério e a menopausa. Invadida pelos sintomas da dita cuja, impedida de fazer reposição hormonal por questões de saúde, Patricia foi em busca de ajuda para recuperar o equilíbrio e sentir-se “ativa e relevante”, como explica, encontrando a melhor mulher possível nesse caminho — que não tem volta, como sabemos. Todos os dias, ela pratica exercícios físicos, segue uma dieta bem controlada na semana e busca balancear o estresse cotidiano com atividades prazerosas e relaxantes, como passear de bicicleta com o filho, viajar com o amado, estar com os amigos, meditar. “Procuro usar essa loucura que é viver na montanha russa da menopausa como estímulo para virar o jogo”, ela conta.
E virou. Nessa empreitada da “despiração” do climatério, Patricia passou a compartilhar a sabedoria da própria experiência e o aprendizado conquistado sobre o tema. Em lives, aulas on-line abertas, cursos regulares e postagens, distribui conteúdo valioso para milhares de mulheres que a seguem dentro e fora das redes, e o portal da menopausa é o resultado dessa jornada, partilhada com Joele. Nos posts, dicas e memes em seu perfil, Pat tempera informação com humor e assim mantém a conexão e o astral divertido que imprime à sua comunicação.
Pela sua importância e credibilidade como comunicadora, Patricia Parenza recebeu o prêmio de Influencer do Ano 2021 pela Associação Riograndense de Publicidade (ARP). Aos 53 anos bem calibrados de vida louca, que todas temos, e batalhas ganhas ou perdidas, que conhecemos — cada uma as suas —, inteligência, bom humor e energia não faltam na história e no dia a dia dessa mulher que todas amamos.