Bióloga, DJ, atriz e mãe dos felinos Tino e Olívia, a gaúcha Mari Krüger é também uma destacada influenciadora digital. Enquanto escrevo este texto, ela acumula 156 mil seguidores no Instagram e mais de 430 mil no TikTok. Estes números crescem com velocidade a cada semana, tamanho o poder dessa grande mulher, com rosto de menina e cabeça de empresária.
Mari é uma comunicadora nata. Para criar os vídeos que viralizam na internet, ela faz uso de sua rica imaginação, um afiado senso de humor e, é claro, da disciplina indispensável nessa profissão que exige dedicação 7 dias por semana e 24 horas por dia. Sua história começa há 32 anos, quando foi adotada logo após o nascimento, pelo carinhoso casal Maria Emília e Paulo Francisco. Ela fala sobre os pais com muito orgulho e amor, e trata o assunto com leveza e tranquilidade, inclusive nas redes sociais. Diz que ser adotada nunca foi um problema – ao contrário, assim sente-se diferente, especial.
Estudou em uma escola militar e foi lá que se encantou com a biologia. Amava a ideia de salvar o mundo e sentia-se à vontade nos laboratórios, vestindo jalecos e pensando em conceitos que ama até hoje, como sustentabilidade e ambientalismo. Ainda na adolescência começou a atuar como atriz e modelo, levando estas atividades em paralelo com o colégio e a faculdade.
Em 2013, descobriu-se DJ por incentivo de um amigo e essa função ganhou espaço em sua vida enquanto cursava um mestrado em Ecologia. Com o tempo, a carreira como DJ deslanchou e a vida atrás das picapes lhe trouxe independência financeira. Tomou a dura decisão de pausar o mestrado, pois encontrou dificuldade em conciliar as duas jornadas. Seu repertório musical é eclético, mas Mari prefere navegar entre a black music, os ritmos latinos e o funk.
Tudo ia muito bem até 2020, quando a pandemia do coronavírus levou ao cancelamento dos eventos que eram o seu ganha-pão. Como a necessidade é a mãe de todas as criações, ela se reinventou. Baixou o aplicativo TikTok no celular e começou a publicar vídeos divertidos com informações científicas. O conteúdo depois migrou também para o Instagram, suas postagens caíram no gosto das pessoas e, em pouco tempo, o número de seguidores multiplicou.
Não demorou para chamar atenção de importantes empresas, e aquilo que era hobby tornou-se profissão. Seu trabalho como influenciadora ganhou relevância e profissionalismo. As atuações como DJ ainda acontecem, mas são esporádicas. Ela agora se dedica a criar conteúdo para marcas que escolhe a dedo e por afinidade. Vegana há dois anos, aproveita seu alcance para falar sobre o tema e só alia seu nome a ações que compartilhem de seus valores.
Nos vídeos e fotos que publica nas redes sociais, ela intercala postagens de seu dia a dia, espontâneas e naturais, com vídeos bem pensados e produzidos com esmero. Mari escreve os seus próprios roteiros e dá vida a personagens com figurinos, perucas e acessórios. Usa até mesmo uma chroma-key, uma tela verde muito usada na produção visual, para inserir cenários e imagens. Ela alia sua habilidade de atriz aos conhecimentos sobre biologia e ciência em suas criações, mas também produz conteúdo sobre outros temas. Seu carisma e a forma descomplicada e bem-humorada de falar sobre todos os assuntos a aproxima do público, e sua autenticidade e capacidade de rir e fazer rir são pontos-chave para o sucesso que alcançou como influenciadora digital.