O disputado título de “Vinícola do Ano” de 2024, concedido pelo prestigiado Guia Descorchados, foi conquistado pela Vita Eterna, uma jovem vinícola familiar situada em Pinto Bandeira (RS), na Serra Gaúcha. Criada em 2017 pela família Tocchetto, a marca gaúcha foi a melhor qualificada entre as 35 vinícolas brasileiras avaliadas. O guia é uma das principais publicações de vinhos da América Latina, conhecido por fazer um panorama do que há de melhor nos países sul-americanos, como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Bolívia e Brasil.
Além do título, a Vita Eterna teve sete de seus rótulos ranqueados pelo Descorchados:
• ”TOP 10 Espumantes”, com o Nature (94 pontos)
• ”Vinho Revelação” com o Renoir Rosé (93 pontos)
• “Melhores Serra Gaúcha”, com o Laranja Natural (93 pontos)
• “Melhores Brut”, com o Brut Rosé (92 pontos)
• “Melhores Rosé” com Brut e Nature Rosé (92 pontos)
• Ancestral Pet Nat (91 pontos)
• Moscatel (89 pontos)
Com foco em produções limitadas e modelos sustentáveis de agricultura de mínima intervenção, a vinícola utiliza o tradicional método champenoise e cultiva três variedades de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico. Focando-se na qualidade, o processo artesanal é reconhecido mundialmente por gerar bebidas de sublime complexidade e efervescência refinada, garantindo que cada garrafa proporcione uma experiência única.
Empresa familiar
Liderada pela família Tocchetto, a Vita Eterna carrega uma herança de gerações: a paixão pela viticultura. A história remonta ao século XIX, quando o imigrante italiano Natale Tocchetto e sua companheira, Catherina Bernardel, chegaram ao Brasil e dedicaram-se ao cultivo de uvas de mesa. Anos depois, seu neto, Narciso, desenvolveu um profundo respeito pelos ciclos lunares, que orientavam suas práticas agrícolas, prenunciando os princípios da agricultura regenerativa.
Após o falecimento de Narciso, aos 99 anos, a família reacendeu a relação com o vinho em homenagem à sua memória, fundando a Vinícola Vita Eterna, cujo nome buscou eternizar seu legado. Atualmente, o empreendimento é capitaneado pelo neto Eduardo Tocchetto, e seus pais, Rosane e Tito, com a supervisão de João Pedro, um especialista com vasto conhecimento sobre o solo da propriedade. Combinando a tradição familiar com práticas avançadas de agricultura sustentável, o foco passou a ser produzir vinhos de qualidade excepcional, com a nova vinícola representando um renascimento no compromisso com a excelência e a inovação.