A deusa Ostara é também conhecida como Eostre e seu nome deu origem à palavra Páscoa (em inglês, Easter)
Inspirado pela deusa da Primavera, que dá nome à casa, o restaurante Ostara, localizado em Farroupilha na divisa com Pinto Bandeira, na vinícola Monte Astral, reúne um menu sulista com ingredientes sazonais, integração com produtores rurais, arquitetura ultramoderna, design, vinhos naturais e biodinâmicos e muita natureza. Um lugar para desfrutar a boa mesa e apreciar a paisagem que parece invadir o ambiente através das grandes áreas envidraçadas da construção em madeira engenheirada, o que há de mais moderno em construção civil.
Comandada pelos chefs Felipe di Sicca e Raphael Dittrich, a casa prioriza ingredientes e produtores locais, uma leitura contemporânea de receitas clássicas e menus harmonizados com espumantes e vinhos da vinícola Monte Astral ou de vinícolas da região. Aberto de quinta a domingo, oferece um cardápio com criatividade e muito sabor, em almoços harmonizados em 5 tempos ou à la carte. Há opções para veganos.
Renascimento
Ostara, nas mitologias anglo-saxã, nórdica e germânica é a deusa da fertilidade, do amor e do renascimento da natureza após o inverno. É representada por uma bela mulher, que segura um ovo, observa um coelho (símbolo de fertilidade) a seus pés e celebra a chegada de uma nova vida. Em sua homenagem, a figura do coelho está gravada nos descansos de talheres e nas tábuas de madeira em que são servidos os queijos e os frios.
Entre as opções de entrada, Labneh, uva e pistache (uvas cobertas com queijo de ovelha e crosta de pistache), Trio de antepastos (terrine da Campanha, chutney de cebola e picles de batata doce) com pão de fermentação natural, Queijos e charcutaria (com queijos e embutidos da região), Pão de fermentação natural servido com manteiga defumada com flor de sal e coalhada cítrica ou o Brisket de gado wagnu com vagem cítrica e gema curada.
Origens
As carnes de origem do pampa uruguaio estão presentes entre os pratos principais, como a entranha (parte interna da costela) ou o entrecot. O bife de chorizo (contrafilé) é de gado wagnu. O flat iron (corte dianteiro muito macio) é do Pampa gaúcho. E tem ainda Rib eye dry aged (maturado a seco). Sem esquecer a releitura do galeto da Serra, um galeto desossado com roti de frango e sálvia crocante.
Como guarnições, a intrigante Alface na brasa, servida com homus de beterraba, aioli e queijo grana padano, o Purê de couve-flor, o Carreteiro da terra (versão vegana com legumes e emulsão de castanha de caju), a Batata-doce assada com vinagrete de cana orgânico e melado, a Massa recheada de ricota com molho rustico de tomate, pó de copa e manjericão, a Batata ao murro com sálvia e aioli, e a Beterraba, labneh e folhas da horta.
Para fechar a refeição, Trio de chocolates, Flor de Maçã (a fruta flambada, servida com creme inglês, sablé, nuts e néctar de coco) e uma Torta cremosa de castanha-de-caju com chocolate branco, confit de laranja e semente de girassol.
O vinho natural não utiliza insumos agrícolas ou enológicos, como agroquímicos, conservantes, clarificantes, entre outros
Vinhos naturais e biodinâmicos são um dos destaques do Ostara. Nem poderia ser diferente, uma vez que o restaurante está localizado dentro da vinícola Monte Astral, que se dedica à produção dos vinhos com a menor intervenção humana possível. A carta de bebidas da casa passa por Alvarinhos, Chardonnays, Lorenas, vinhos laranjas, Pinots Noir e espumantes da vinícola Monte Astral, além de exemplares da Vinhedo Monte Belo. Tem ainda drinks, com e sem álcool.
O Ostara está aberto para o almoço ou à noite para eventos. O ideal é chegar mais cedo ou ficar um pouco após a refeição para curtir a natureza e o belo visual do lugar.
Receita
Uva, labneh e pistache
Por Felipe di Sicca e Raphael Dittrich
Ingredientes
- 20 unidades de uva sem semente
- 250 g de queijo de ovelha labneh
- 80 g de pistache tostado e picado
Modo de Fazer
Higienize as uvas e seque. Pegue 1 colher (chá) do queijo, coloque na mão e abra com o auxílio dos dedos. Coloque a uva no meio e cubra toda ela com o queijo labneh. Em um recipiente pequeno, ponha o pistache e passe nele a uva coberta de queijo, até formar uma crosta. Disponha na vasilha de servir e decore com flor de PANC.
Dica
Labneh é um queijo tipo árabe à base de leite de ovelha.
Receita
Brisket de wagyu, vinagrete de cana, vagem cítrica e gema curada
Por Felipe di Sicca e Raphael Dittrich
Ingredientes
- Para o brisket
- 320 g de peito bovino de wagyu
- 7 g de sal
- 10 g de páprica defumada
- 10 g de páprica picante
- 7 g de alho em pó
- 10 g de açúcar mascavo
- Para o vinagrete
- 30 ml de azeite de oliva
- 10 ml de vinagre de cana orgânico
- 60 ml de melado
- 15 g de cebola roxa
- 15 g de pimentão amarelo
- 15 g de tomate
- 4 g de cebolete
- 5 g de sal
- Para vagem
- 120 g de vagem
- 15 ml de suco limão
- 30 ml de azeite de oliva
- Sal
- Para gema curada
- 2 gemas
- 50 g de sal
- 50 g de açúcar
Modo de Fazer
Brisket: Misture os temperos secos e envolva o peito bovino com eles. Defume a 120 graus, por 30 min de cada lado. Reserve em refrigeração.
Vinagrete: Pique em cubos pequenos os vegetais. Adicione o vinagre, o melado e o azeite de oliva. Emulsione bem e reserve.
Vagem: Corte a vagem bem fina na diagonal. Coloque o azeite numa frigideira quente. Adicione a vagem e refogue rapidamente. Tempere com sal e suco de limão. Reserve.
Gema: Misture o sal e o açúcar. Faça uma cama com metade do sal e açúcar e coloque as gemas cuidadosamente para não estourar. Cubra as gemas com o restante da mistura. Leve à geladeira e deixe curar por 3 dias. Após esse período, retire do sal, passe na água corrente e deixe secar no forno bem baixo (90 graus) por 3 horas. Reserve.
Montagem: Para cada porção, corte 90 g de brisket bem fino e coloque no prato. Ao lado, disponha 120 g de vagem. Rale 1 gema curada por cima da vagem. Adicione 35 g do vinagrete entre a vagem e o brisket. Decore com algum broto e sirva.
Dica
Brisket é um corte de carne conhecida no Brasil como peito bovino.
Receita
Galeto Ostara
Por Felipe di Sicca e Raphael Dittrich
Ingredientes
- 2 kg de sobrecoxas de frango caipira
- 1 litro de marinada
- 200 ml de roti de frango
- Para marinada
- 200 ml de vinagre de maçã
- 200 ml de água
- 2 g de pimenta
- 1 molho de manjerona
- 10 folhas de sálvia
- 25 g de sal
- Para o molho roti
- 1 kg de pés de galinha
- 1 kg de pescoço de frango
- 240 g de cenoura
- 240 g de cebola branca
- 30 g de salsão
- 100 g de alho-poró
- 15 g de extrato de tomate
- 3 litros de água
Modo de Fazer
Marinada: Misture todos os ingredientes numa forma grande e coloque as sobrecoxas de frango até que fiquem encobertas. Deixe marinando de um dia para o outro por, no mínimo, 12 h.
Roti: Numa forma, toste os pés e o pescoço no forno. Em outra forma separada, toste os legumes. Numa panela grande, coloque os vegetais tostados e adicione o extrato de tomate e deixe refogar até escurecer. Junte a água e os ossos, deixe reduzir em fogo baixo até obter 1 litro do caldo coado. Para finalizar, ajuste o sal e deixe engrossar com 40 g de roux (mistura de manteiga e farinha, na mesma proporção).
Galeto: Retire as sobrecoxas da marinada e asse lentamente no forno até que fique fácil de desfiar. Desfie bem e deixe esfriar. Abra um filme plástico no tamanho de 50 cm. Coloque o frango desfiado e enrole no filme plástico, até que fique bem firme. Leve à refrigeração por 24 h. Corte em medalhões e grelhe em uma frigideira dos dois lados. Sirva com o roti.
Receita
Alface na brasa
Por Felipe di Sicca e Raphael Dittrich
Ingredientes
- 2 unidades de alface romana
- 120 g de homus de beterraba
- 60 ml de aioli
- 40 g de queijo parmesão grana padano
- Para o Homus
- 500 g de grão de bico
- 35 ml de suco limão
- 50 g de tahine
- 220 g de purê de beterraba
- Sal
- Para o Aioli
- 1 dente de alho
- 15 ml de leite integral gelado
- 60 ml de óleo girassol
- 10 ml de suco limão
- 2 g de sal
Modo de Fazer
Homus: Cozinhe o grão de bico até que esteja bem macio. Bata no liquidificador com um pouco do líquido do cozimento até que fique um purê grosso. Asse a beterraba no forno até que esteja bem macia. Coloque no processador até que fique um purê. Misture a beterraba com o grão de bico, suco de limão e tahine. Tempere com sal e reserve.
Aioli: Coloque os ingredientes no liquidificador e bata até formar uma maionese. Reserve.
Montagem: Corte a alface ao meio e deixe o pedúnculo para que as folhas não separem. Tempere com azeite e sal. Grelhe com a parte de baixo na churrasqueira. Coloque o homus na base de um prato. Adicione a alface e finalize com aioli e queijo grana padano ralado.
Receita
Carreteiro da terra
Por Felipe di Sicca e Raphael Dittrich
Ingredientes
- 200 g de arroz cateto
- 260 ml de caldo de legumes escuros
- 160 ml de caldo de legumes
- 80 g de brócolis
- 80 g de minicenoura
- 40 g de cebola roxa
- 120 g de emulsão de castanhas
- Para o arroz
- 200 g de arroz cateto
- 100 ml de água
- 100 ml de caldo legumes
- Sal
- Para a emulsão de castanha
- 200 g de castanha-de-caju
- 1 g de dente alho
- 8 g de levedura nutricional
- 25 g de suco de limão taiti
- 80 ml de óleo girassol
- Pimenta-do-reino
- Sal
Modo de Fazer
Arroz: Cozinhe até estar al dente. Reserve.
Emulsão de castahas: Cubra a castanha com água por 24 h. Retire o líquido e bata com o resto dos ingredientes até que fique na textura de maionese.
Montagem: Toste os vegetais em uma frigideira com um pouco de oliva e tempere com sal. Coloque o arroz em um prato e adicione os vegetais por cima. Adicione pingos da emulsão de castanhas por cima dos vegetais e sirva.
Restaurante Ostara
Comida com propósito e consciência.
Reservas fone 54 98131-2597
Monte Astral Vinícola – Farroupilha
@ostara_restaurante