A enóloga e arquiteta Andrea Trentin e a mãe, a RP Marli Trentin, fizeram de uma curiosa história familiar envolvendo a uva Cabernet Franc a inspiração para lançar sua própria marca de vinhos: Ela Franc. O projeto resgata a uva símbolo dos primórdios da produção vitivinícola no Rio Grande do Sul e a torna o centro da criação de produtos com o varietal.
A história passa por vinhos obtidos pela familia Trentin, de Caxias do Sul (RS), quando houve a demolição do prédio da antiga Cooperativa Sociedade Vinícola Riograndense, fundada em 1929 e falida em 1997. Marli era dona de um antiquário, à época da falência da cooperativa, e tinha planos de decorar um ambiente com as garrafas que encontrou na demolição, mas nunca os realizou. Quando era estudante de enologia, a filha Andrea foi conferir de perto o antigo acervo, conservado em um depósito, e encontrou uma pequena parte ainda contendo vinhos vivos de safras dos anos 1950 da Cabernet Franc. Um tesouro! Foi quando surgiu a ideia.
“Decidimos criar vinhos que trouxessem essa antiga uva à cena 70 anos depois, revelando toda a sua potência e vibração”, conta a enóloga. Apaixonada pelo varietal, Andrea passou a dedicar sua formação em Enologia, onde agora é mestranda, e sua experiência profissional no mercado vitivinícola para desenvolver o projeto Ela Franc. “Nosso objetivo é apresentar produtos que destaquem os atributos da Cabernet Franc nos vinhos: estrutura, presença marcante e delicada”, explica. Andrea ressalta também os aromas de frutas negras, ainda frescas, e a coloração rubi, iluminada e límpida, como atrativos da uva. Nos estudos que estão realizando, Andrea e Marli vêm identificando a expansão da Cabernet Franc por diferentes terroirs – a uva floresce na Chapada Diamantina, em solo mineiro, paulista e no planalto central.
Recém-lançada, a marca está comercializando, inicialmente, garrafas das safras 2021, vinhos amadeirados oito meses em barricas de carvalho francês. Enquanto isso, as safras 2022, 2023 e 2024 estão sendo trabalhadas. A proposta é evidenciar todo o potencial do varietal formando portifólio com uma diversidade de experiências Ela Franc: tintos, rosés, espumantes, vinhos fortificados e destilados, cortes distintos e diferentes procedências.