Ingredientes brasileiros invadem o mundo das cervejas. Acostumados a fazer uma verdadeira alquimia na hora de preparar a bebida, cervejeiros profissionais e amadores surpreendem os apreciadores ao incluírem frutas regionais, chocolate e café e até erva-mate como ingredientes das cervejas especiais. Mais um desafio para quem pretende desvendar os segredos da bebida, com tantos estilos e sabores, que tornam uma deliciosa aventura degustar, harmonizar e entender suas nuances.
A sommeliére e mestre cervejeira Rafaela de Conti analisa que incluir ingredientes brasileiros à cerveja, conferindo diferentes sabores à bebida, chama a atenção dos consumidores, que sentem curiosidade em provar cada uma delas. “Hoje, é possível encontrar muitos desses produtos nas prateleiras de lojas e supermercados.”
As Fruit Beers, por exemplo, são cervejas feitas com frutas. Esses ingredientes têm o poder de alterar o corpo, a cor, o aroma e o sabor final da bebida. A produção parte de um estilo de cerveja, como, por exemplo, Weiss, Stout, Porter, Pale Ale. As frutas podem ser adicionadas no final da fervura, durante a fermentação ou durante a maturação.
As cervejas desse estilo identificam , nos rótulos, o estilo base da receitas e as frutas utilizadas. A presença da fruta não deve se sobrepor ao estilo original, mas enriquecê-lo. Costumam ser bem refrescantes e tropicais. As Fruit Beers são mais docinhas, sem amargor e sem acidez, deixando as frutas bem evidentes.
O Brasil teve reconhecido o primeiro estilo de cerveja criado no país: a Catharina Sour. A bebida tem adição de fruta como perfil obrigatório, além de acidez moderada. É leve, com teor alcoólico moderado e baixo amargor. O estilo foi desenvolvido por um grupo de cervejeiros de Blumenau, em Santa Catarina, em 2016. Em 2018, foi reconhecido oficialmente como o primeiro estilo brasileiro, incluído como um dos estilos no guia dos juízes, podendo, dessa forma, concorrer como estilo nacional em concursos internacionais.
Outra experiência interessante é degustar e harmonizar as cervejas com outros ingredientes bem nacionais: o café e o chocolate.
As Fruit Beers, por exemplo, são cervejas feitas com frutas.
Costumam ser mais docinhas, sem amargor e com pouca acidez
No mercado
Vale conferir nas prateleiras e degustar algumas das cervejas que incluem ingredientes brasileiros em suas receitas. E, na hora da degustação, experimentar diferentes harmonizações. Aqui, alguns dos produtos que podem ser encontrados em que os ingredientes nacionais estão presentes.
Weiss
Com mel de laranjeira
Com pêssego
Pale Ale
Com café
Com manga
Stout
Com café
Com cumaru e açúcar mascavo
Com açaí
Blond Ale
Com erva-mate
Strong Ale
Com pinhão
India Pale Ale
Com maracujá
Witbier
Com pimenta rosa (da aroeira)
Com cajá
Casca de limão e coentro
Casca de laranja
Com bergamota
Porter
Com cupuaçu
Com café
Catariana Sour
Com pitanga
Com abacaxi
Com abacaxi e hortelã
Com bergamota
Com butiá
Com manga
Com pêssego
Com maracujá
Com cupuaçu
Com goiaba
Com uva
Com jabuticaba
Com graviola
Com café
k
Harmonização
Fruit Beer
Além de serem ótimos aperitivos, vale experimentar com:
k
cheesecake
chocolate
crème brulée
melão
panna cotta
sorvete
trufa de chocolate
queijo de cabra
queijo Brie
k
Dicas da Rafa
A sommeliére e coordenadora dos cursos do Instituto da Cerveja, no Rio Grande do Sul, Rafa De Conti, diz que tem sido grande a procura no Instituto por cursos, tanto de elaboração de cervejas quanto de degustação. E dá algumas dicas de harmonizações que vão surpreender o paladar.
- Witbier com casca de limão e coentro vai com peixes brancos.
- Witbier com casca de laranja combina com feijoada.
- Catharina Sour e Witbier com saladas, ceviche, peixes e frutos do mar.
- Stout e Porter com café podem substituir aquele cafezinho tomado com sobremesas.
- Stout e Porter com café com sobremesas de baunilha e de chocolate, principalmente as com o mais amargo, como brownie e tortas.
- Stout e Porter com café com queijos duros.
- Assim como as que levam nibs de cacau podem acompanhar, por semelhança, sobremesas com chocolate.
- Fruit Beer com queijo Brie, simula a combinação do queijo com geleia de fruta.
- As IPAs, com mais amargor, com queijos duros.
- As IPAs com churrasco, costelinha de porco, linguiça.
- Catharina Sour com comidas gordurosas, carnes, peixes, massas, frutos do mar e ostras.
k
Rafaela De Conti @rafadeconti
Instituto da Cerveja Brasil www.institutodacerveja.com.br