A cena dos cafés em Porto Alegre vem-se tornando cada vez mais rica e diversificada, impulsionada por seus profissionais – baristas, mestres de torra, artistas do latte, empreendedores – e um entusiasmado público, coffee lovers curiosos e atentos a cada novo movimento que venha a preencher suas xícaras.
A Rota dos Cafés é um desses acontecimentos e está rolando. A proposta é carimbar o roteiro de 33 cafeterias espalhadas pela cidade até fevereiro 2023 – basta apresentar o colorido mapa e consumir qualquer dos itens da casa. A Rota começou a valer em outubro 2022, lançada dentro do Segundo Cafestival Poa, festival de cafés especiais que apresentou degustações, oficinas e palestras para um público de cerca de 1.500 pessoas em um dia inteiro de experiências sobre essa bebida que encanta o mundo há cerca de 500 anos e é a segunda mais consumida por seus habitantes, depois da água.
Desde então, o mapa impresso distribuído no evento e entregue nas cafeterias participantes se tornou uma espécie de álbum da Copa: desejado e concorrido, mas com a vantagem de proporcionar sabor e experiências diversas. Conquistar todos os carimbos é completar a missão, que então é brindada com prêmios entregues a partir de fevereiro 2023, quando também acontecerá uma festa ao vivo e quem estiver com o mapa completo poderá concorrer a sorteios na data.
Até lá, pode-se aproveitar o gostinho dos cafés e comidinhas das cafeterias.
A cultura dos cafés especiais cresce
a partir da troca de experiências
MOA CAFETERIA
Na Moa, cafeteria orgânica e artesanal no Centro Histórico de Porto Alegre, as três sócias, as irmãs Sophia e Stephania Corá e Carol Silvas, explicam o conceito da casa: tudo é feito por mulheres, o cardápio é preparado com insumos orgânicos e sazonais.
A dica é a torta de limão – leve e aerada, acompanha os diversos cafés da carta.
R. Duque de Caxias, 687
Centro Histórico, Porto Alegre I RS
Segundas a sábados, das 12h às 20h
moacafeteria
CAFÉ LA CABANE
O La Cabane oferece um ambiente “como se fosse uma extensão do seu lar”, explica o casal 50% francês, 50% brasileiro Roberta Falleiro e Thibaud Barbier, que fundou o café em um casarão típico do bairro Floresta. A inspiração é francesa e está presente também no cardápio: o croque monsieur com pão de fermentação natural combina com o café extraído na french press (prensa francesa). A tarte aux pommes é pedida que não pode faltar.
Rua Conde de Porto Alegre, 386
Bairro Floresta I Porto Alegre I RS
Segundas e quintas, das 13h às 20h; sextas e sábados, das 13h às 21h e domingos das 15h às 20h. Terças e quartas não abre. cafelacabane
POZA CAFÉ
O Poza, instalado em um casarão na rua Gonçalo de Carvalho, das sócias Juliana Suman e Julia Limp, oferece cafés especiais em um ambiente acolhedor e arejado com comidinhas que elas preparam. Fritatas, iogurtes, toasts, bolos e cafés que combinam com tudo – a vibe, a simpatia das meninas e as bebidas. A torta de café se tornou um dos ícones da casa.
Rua Gonçalo de Carvalho, 129
Bairro Floresta I Porto Alegre I RS
Terças a domingos das 11h30 às 19h, nas quintas das 11h30 até as 15h30 (fecha 1 domingo final do mês).
pozacafe