O L’ único nasceu de um sonho de infância do chef Alex Corrêa. “Minha avó, com habilidades culinárias admiráveis, preparava pratos incríveis. Cresci em um lar de forte tradição italiana, onde a comida típica nunca faltava à mesa. Mesmo adorando explorar outras culinárias, a italiana sempre teve um lugar especial no meu coração e foi a partir daí que idealizei o L’unico, um restaurante de fusão ítalo-gaúcha”.
O restaurante, instalado no bairro São João, em Porto Alegre/RS, combina técnicas refinadas com ingredientes locais, como erva-mate, pinhão, bergamota, butiá, entre outros, todos harmonizados com a alma da cozinha italiana. O cardápio tem pratos já consagrados, como raviolone à carbonara, lazanheta, polvo e costela defumada, que fazem muito sucesso. Também apresenta opções mais exóticas, como o raviole de atum e salmão defumado com erva-mate, servido dentro de um porongo. Mas os grandes campeões são o raviolone à carbonara e o bolinho de bacalhau, presentes no cardápio desde a inauguração. A sobremesa campeã é um tiramisú especial, com pistache, cachaça e merengue de erva mate.
O cardápio também conta com variada carta de drinks, entre eles os de butiá, limão siciliano e bergamota, com destaque para o eucalipto Martini. O espaço funciona de terça a sábado à noite e foi concebido como uma galeria de arte acolhedora. A ideia de um ambiente artístico, incomum, repleto de obras de artistas locais, reflete o conceito de um lugar único, que abriga sabores igualmente singulares.
O nome L’unico significa “único” em italiano, representando tanto a proposta inovadora dos sabores quanto a estética diferenciada do ambiente. A ideia aqui é vivenciar uma experiência gastronômica e visual única e original.

L’unico Restaurante
Rua Gen. Couto de Magalhães, 1195, Porto Alegre/RS
@lunico_restaurante