Com a consultoria do Sebrae e do chef Rodrigo Bellora, a rota Sabores do Pampa indica restaurantes, parrillas, cafés, lancherias, estâncias, pousadas rurais, olivais e queijarias
É na Campanha Gaúcha que está uma das mais fortes raízes da cultura e da tradição do povo rio-grandense. Para oferecer a oportunidade de vivenciar experiências típicas da região, foi criada a Rota Gastronômica Sabores do Pampa, uma união da culinária campeira com a influência das cozinhas uruguaia e argentina, dos vizinhos de fronteira do Rio Grande do Sul.
A nova rota se estende até a Fronteira Oeste, passando por Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, Quaraí, Sant’Ana do Livramento, São Borja e Uruguaiana. Com a consultoria do Sebrae e do chef Rodrigo Bellora, indica restaurantes, parrillas, cafés, lancherias, estâncias, pousadas rurais, olivais e queijarias que integram o projeto e estão aptos a receber turistas.
Os visitantes podem degustar, além do tradicional churrasco, um carreteiro diferente, de cordeiro e cozido em vinho tinto. Também pratos especiais com ingredientes locais, como a achuletada ao molho de chimichurri (tempero uruguaio). E, ainda, a pizza campeira, assada no forno a lenha e coberta com linguiça artesanal e molho pesto. No Olival e Pousada Vila do Sossego, além da hospedagem, é possível fazer visitas ao olival e degustar um assado na vala ou um piquenique com degustação de produtos regionais.


Os queijos do Pampa estão bem representados nas queijarias da Rota. Na Canto, na Barra do Quaraí, os queijos são de leite cru de gado da raça Jersey. Na Fendt, em São Borja, sob agendamento, é possível participar da rotina de um dia na fazenda e ainda de um delicioso café colonial. Na Tambero, em Hulha Negra, há a opção de degustar os queijos de leite cru e de uma fogueira, ao pôr do sol, com mesa de produtos locais. Já o Terroir da Vigia, em Sant’Ana do Livramento, produz queijos com leite de ovelha, muitos deles premiados, e também vinhos naturais.

O que faz lembrar, é claro, dos vinhos da Campanha, que harmonizam perfeitamente com os pratos oferecidos. As vinícolas integrantes da Rota oferecem variadas experiências. Na Estância Paraizo, em Bagé, por exemplo, o espinhaço de ovelha é o prato do almoço especial, que permite conhecer e degustar os diferentes vinhos produzidos no local. Já a Estância Guatambu, em Dom Pedrito, oferece o piquenique Sensações do Pampa, que inclui petiscos quentes, tábua de frios e espumantes. Na Cordilheira de Santana, em Sant´Ana do Livramento, a degustação harmonizada exige agendamento prévio. Na Vinhos Dom Pedrito, na cidade de mesmo nome, a tábua premium atrai apreciadores da boa mesa e dos bons vinhos. Em Itaqui, a vinícola Campos de Cima apresenta seus vinhos harmonizados com sabores da Fronteira.



A rota inclui também pousadas e estâncias. A escolha por uma pousada na área rural permite experiências bem diversas das dos hotéis tradicionais. Além de estar em meio à natureza, o visitante pode conhecer um pouco do dia a dia da vida no campo. Pode experimentar o café de cambona, na Estância Costa do Quebracho, em Hulha Negra, um costume que os gaúchos adotaram dos mascates. No passado, eles chegavam, faziam fogo e colocavam água para esquentar nas cambonas, utensílio de lata parecido com uma chaleira, também conhecida como chiculeteira. Montavam um local para acampamento, desencilhavam os cavalos, tirando das malas de garupa o café, bolachas e açúcar. Pode provar, também, o camargo, café com o leite tirado na hora diretamente da vaca, ainda morno.
Durante o trajeto, é possível ainda conhecer um pouco da história do povo da Campanha. Hospedar-se na Pousada do Sobrado, na área rural de Bagé, em um casarão histórico de 1820, com piquenique ao ar livre e churrasco na vala. Ou curtir a paisagem do Cerro da Vigia, em Sant’Ana do Livramento, no Rancho Canela do Mato, onde a tranquilidade é a principal oferta, além da ecogastronomia, de acordo com preceitos do Slow Food. Vale conferir a cerveja, o suco de uva e as geleias produzidos na propriedade. Ou ainda se hospedar na Chácara das Roseiras, pousada rural em Bagé, para vivências campeiras.

A maioria dos locais de hospedagem e experiências pede agendamento prévio. A Rota Sabores do Pampa apresenta aos visitantes um Rio Grande do Sul turístico que vai muito além da Serra Gaúcha.