
Uma cozinha de raiz, modernizada pela técnica, aliada à tradição milenar da brasa, do fogo, é a linha mestra do Ocre Restaurante & Bar de Charcutaria do charmoso Wood Hotel, em Gramado, com a curadoria da chef Roberta Sudbrack.
Ao definir o cardápio, a chef buscou “resgatar tradições culinárias, saberes familiares e ancestrais e dar cada vez mais visibilidade a quem produz, quem planta, quem cuida e quem colhe”. Valores que considera sua assinatura como cozinheira. Traz para Gramado uma cozinha sem rótulos, com os melhores ingredientes brasileiros, sem desprezar as influências de várias partes do mundo, que aqui chegaram pelas mãos dos imigrantes.
A começar pelo café da manhã com um menu de ovos, que vai dos tradicionais ovos mexidos aos picantes ovos vietnamitas, passando pelos preparados em forno a carvão. Em porções que valem por uma refeição. Sanduíches, pães de queijo, panquecas são preparados na hora.
A grande novidade, no entanto, está no Bar de Charcutaria, com produtos que resultaram de muitas viagens da chef pelo interior do Estado e pelo país. São queijos e embutidos premiados, como o presunto cru de Carlos Barbosa, que ela classifica como “um dos melhores do mundo”. Os frios são finamente laminados numa fatiadora à manivela, de 1937. Tem sanduíche aberto de lombinho de porco com molho de assado, lembrança das muitas idas de Roberta ao Prinz, em Porto Alegre. Ou o Wood Dog, cachorro-quente referência a uma das primeiras atuações dela na gastronomia, ainda no início da carreira. No cardápio de bebidas e drinks, a casa dá destaque aos vermutes, como o Suspírito, de Flores da Cunha.
Já o couvert do restaurante Ocre é uma amostra do que está por vir: pão caseiro, manteiga caipira da região, azeite com basílico defumado e pimenta de cheiro, azeitonas marinadas, panelinha de queijo brasileiro derretido no forno a carvão. Aliás, o forno a carvão é uma das estrelas da casa. As entradas podem ser compartilhadas, como a salada de tomates flutuantes ou o carpaccio de filé com ervas queimadas.
Entre os pratos principais, um spaetzle levinho com fonduta de queijo brasileiro e guanciale fininho crocante, ou a costela Angus com legumes assados e purê rústico. Tem ainda prime rib de porco moura à milanesa. Do forno a carvão saem frango caipira, daqueles bem tradicionais, bacalhau assado e a panqueca souflê com doce de leite quente e sorvete de nata, para deixar a lembrança de uma deliciosa experiência gastronômica.
E se estiver hospedado no Wood Hotel, só resta curtir o novo serviço da terapia do sono, com cardápio de travesseiros, hidratante para massagem e playlist especial para o descanso.