“Pois em verdade vos digo, se um dia tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha ‘passa daqui para acolá’ e ela passará. Nada vos será impossível.” (Mateus, 17:20-21)
De sabor picante, os pequenos grãos de mostarda, com cerca de 2 mm de diâmetro, são nativos da Europa e da Ásia e cultivados em regiões temperadas. Conhecidos desde a Grécia antiga, são utilizados como condimento, mas também para fins medicinais.
Considerada um dos principais condimentos da França, é reconhecida de longe pelo sabor ardido. A sensação de ardência, no entanto, não predomina na boca, a semente tem uma molécula que intensifica a sensação é no nariz. Por isso, quando os franceses estão começando a sentir raiva é comum usarem a expressão: “La moutarde me monte au nez“ (A mostarda está subindo no meu nariz).
Dos gêneros Brassica e Sinapis, tem suas sementes utilizadas como especiarias, moídas e trituradas com água, vinagre ou outros líquidos, transformando-se em condimentos. As formas de elaboração e os ingredientes adicionados vão dar características diferentes a cada produto final.
Saiba mais
- A mostarda francesa costuma ser mais picante e pastosa, enquanto a alemã é mais adocicada e a americana mais líquida, bem amarela e com acidez moderada.
- A mostarda pode ser picante, adocicada, forte ou agridoce, dependendo dos seus grãos. A preta é mais forte e aromática do que a branca (que na verdade é de coloração ocre), embora a segunda seja bastante superior à primeira.
- Na mostarda preta, a semente seca não apresenta aroma forte, o gosto picante surge após ser mastigada. Assada, de coloração acinzentada, essa semente possui um aroma rico, com notas de castanha.
- A mostarda em pó é uma mistura de farinha das sementes trituradas e farinha de trigo. Pode ter cúrcuma como um ingrediente. Muito picante, é tradicional na Inglaterra. É usada no preparo de mostarda em pasta e para temperar maionese.
- A mostarda preta tem importância como tempero e óleo vegetal no norte da Índia, que devido à sua toxicidade, deve ser muito aquecido (até desprender fumaça) antes da utilização com outros alimentos, nunca devendo ser utilizado para temperar saladas. Na maioria dos países ocidentais, o comércio de óleo de mostarda é proibido e o uso é ilegal.
- É fonte de vitamina B3, fósforo, magnésio, manganês, ferro, cálcio.
- A mostarda só desenvolve seu característico gosto em contato com a água fria. Tudo porque o sabor intenso está no óleo da semente, que precisa se liberar na água. No calor, esse processo trava, e, sendo assim, a mostarda aquecida é sinônimo de mostarda mais suave.
Tipos
São muitos os tipos e as formas de elaboração, o que confere diferentes sabores finais. As receitas podem sofrer pequenas variações, dependendo dos grãos utilizados e dos demais ingredientes adicionados.
Alemã
Elaborada com sementes de mostarda, sal, condimentos e ácido cítrico. É levemente adocicada. Acompanha perfeitamente linguiças, salsichas e queijos.
Americana
Com sementes de mostarda, açúcar, sal, ácido cítrico e condimentos. Cremosa e doce, vai bem com carnes quentes e frias e queijos.
Bávara
Feita com sementes de mostarda branca moídas ligeiramente, mel e várias ervas. Muito consumida com as tradicionais salsichas brancas de vitela da região alemã.
Bordeaux
É mais suave, feita a partir de grãos de mostarda cujo revestimento não foi removido, obtendo assim uma cor mais escura, contendo vinagre, açúcar e várias ervas e especiarias.
Com estragão
Na Alemanha, tem sabor bem característico e é elaborada com sementes de mostarda, açúcar caramelizado, raiz-forte ralada, vinagre de vinho e
é indicada para acompanhar salsichas e carnes frias. Na França, é uma das clássicas da região de Dijon e pode ser condimentada também com diferentes variedade de ervas. É servida com carnes frias e, principalmente, com frango.
De ervas
Com sementes inteiras de mostarda, ervas, vinagre de vinho, sal, açúcar, salsa, coentro, condimentos e ácido cítrico. Vai bem com carnes frias e queijo.
Dijon
De cor amarelo-claro, é obtida a partir da mistura do interior das sementes de mostarda preta, suco ácido de uvas e sal. Suave, combina com carnes grelhadas ou assadas, é muito utilizada em diversas receitas de molhos franceses e para dar sabor à maionese. Devido à suavidade, está presente também em molhos para saladas.
Francesa
Sementes de mostarda, vinagre de malte, ácido cítrico, caramelo, ervas e condimentos. É suave e doce.
Inglesa
Com sementes de mostarda, vinagre de malte, sal, ácido cítrico, condimentos, óleo vegetal e lectina. É uma mostarda cremosa, quente e picante.
L’ancienne
É uma mostarda Dijon feita de maneira rudimentar, à moda antiga. É elaborada com grãos inteiros de mostarda castanha (clara e torrada). É agradavelmente picante e indicada para acompanhamento de carnes frias. Combina também com aves e peixes.
Löwensenf
Produzida em Düsseldorf, a capital alemã da mostarda, é uma variedade picante similar à mostarda de Dijon, feita a partir das sementes de mostarda preta. Löwensenf significa mostarda de leão.
Provençal
Com alho, pimenta vermelha, sementes de mostarda, vinho branco, azeite, ervas, condimentos e ácido cítrico. Picante e cremosa, vai bem com carnes frias e queijo.
Na cozinha
- As sementes de mostarda negra são originárias da Índia e mais picantes do que as brancas. Na culinária indiana, costumam fritar as sementes para que o sabor seja mais acentuado. São utilizadas no preparo do curry.
- Muito usada para aromatizar chutneys e conservas.
- É usada em sopas, molhos, saladas e drinques.
- Também é utilizada em carnes, picles, ovos, sanduíches e vegetais.
- Utilizada com carnes cozidas ou grelhadas, na Europa e Estados Unidos.
- É um ingrediente comum ao preparo de molhos, como o béarnaise.
- As sementes da mostarda branca são utilizadas como especiarias em conservas e para cozinhar carnes e frutos do mar.
- Combina muito com carne de porco.
- Sementes desidratadas ou em pó devem ser guardadas em recipientes fechados, em lugar protegido da umidade e luminosidade.
Receita
Amanteigado de mostarda e parmesão
Ingredientes
- 110 g de manteiga em temperatura ambiente
- 125 g de queijo parmesão ralado
- 3 colheres (sopa) de mostarda l’ancienne
- 1 gema
- 150 g de farinha de trigo
- ½ colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de açúcar
Modo de Fazer
Misture a manteiga com o queijo ralado, a gema e a mostarda. Adicione a farinha peneirada com o sal e o açúcar e misture bem. Quando estiver homogêneo, coloque em um saco plástico e leve para gelar por 2 h. Preaqueça o forno a 180 graus. Coloque a massa entre dois plásticos ou duas folhas de papel-manteiga. Abra com o rolo na espessura de cerca de 0,5 cm. Corte no formato desejado. Leve ao forno até que comecem a dourar. Deixe esfriar sobre uma grelha. Guarde em pote hermeticamente fechado.
Saiba mais
É importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente. Se precisar amolecer, coloque 10 segundos no micro-ondas.
Os biscoitos de parmesão e mostarda podem ser utilizados como base de canapés.
Receita
Mostarda de butiá
Ingredientes
- 1 kg de butiá
- 50 g de sementes de mostarda
- 100 ml de vinagre de arroz
- 20 g de mel branco
Modo de Fazer
Retire os caroços do butiá e processe os frutos em um liquidificador. Passe por peneira fina até obter uma polpa. Reduza a polpa de butiá em uma panela, em fogo baixo, até evaporar toda a água e ficar bem espessa. Coloque as sementes de mostarda e o vinagre de arroz em um recipiente e deixe as sementes hidratando por 45 min. Separe metade e reserve. A outra metade processe no liquidificador junto com a polpa e butiá, até ficar bem liso. Coloque essa mistura numa tigela e adicione o mel e a outra metade das sementes de mostarda hidratadas. Mexa bem e está pronta para servir.