Poliglota, doutora em Administração, empresária e educadora. Mãe, apaixonada por arte, viagens e gastronomia. Esses qualificativos compõem um breve resumo de quem é Soraia Schutel. Resumo, não definição. A empresária é, mais do que tudo, uma mulher que encontrou na educação a ferramenta e o caminho para que mais pessoas entendam o seu próprio valor e construam uma vida digna e próspera por meio do trabalho. Mulheres, em especial.
Nascida em Florianópolis, ela se sente uma cidadã do mundo. No passaporte, são mais de 30 países visitados, seja a estudo, trabalho ou turismo. A última viagem, no mês de julho de 2023, marcou seu retorno para Portugal e França para preparar uma imersão com empresários brasileiros que acontecerá neste ano. Mas não foi só isso: reforçou sua conexão com o mundo, as diferentes culturas, a beleza da arte e o delicado e necessário equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.
Foi no Rio Grande do Sul que ela encontrou a cura para uma dor emocional e plantou suas sementes. A vinda ao estado se deu após uma tragédia familiar, que resultou na perda do pai, em 1998. “São quase duas décadas vivendo aqui, onde construí minha família, minha empresa, meu lar, amizades para a vida toda. E é a terra onde meu filho nasceu”, ressalta.
O solo gaúcho se tornou também fundamental para sua formação acadêmica (ela é mestre pela UFSM e doutora pela UFRGS). Essa paixão pelo saber é uma das suas heranças familiares. Primeiro com a avó materna e depois com os pais. “Tive o exemplo de que liberdade, dignidade e autonomia financeira partem do investimento em educação. Definitivamente é o melhor retorno a longo prazo que se pode ter”, afirma.
A trajetória de Soraia é prova de que conhecimento e trabalho, juntos, podem nos levar longe – e não apenas nos sonhos, mas na vida prática. Com a base trazida do berço familiar e o reforço de diversas formações internacionais é que ela tem conduzido sua carreira profissional. Começou em uma multinacional, onde chegou a ocupar o cargo de CEO, depois percorreu o mundo em passagens por renomadas escolas: Harvard, nos EUA, Universidade de Montreal, no Canadá, e Schumacher College, na Inglaterra. Para ela, essas experiências são, para além do aprendizado, importantes credenciais sociais. Já as viagens possibilitam acumular conhecimento e vivências que transformam sua forma de ver o mundo e podem ser aplicadas no dia a dia.
A cada nova etapa profissional, Soraia percebia suas marcas positivas no mundo, mas ela queria mais, e não só para si. O autoconhecimento trouxe a clareza de que seu objetivo é o de promover impacto, potência, gerar negócios para si e para os outros. E a educação acabou sendo o caminho natural. Já são 15 anos atuando exclusivamente na área, seja como professora, seja como empresária na Sonata Brasil, escola de formação de lideranças que fundou com a sócia Natalia Leite. Milhares de líderes mulheres, mas não só elas, participam das consultorias, formações, cursos, plataformas digitais de conhecimento e imersões ao exterior promovidas pela Sonata Brasil.
Em cada uma dessas iniciativas está presente uma Soraia que inspira, resgata o poder do feminino e defende a harmonia (e não o embate) entre os gêneros. “Ampliar a presença feminina no ambiente corporativo é uma causa humanitária, não só de gênero”, diz ela. É com o poder transformador da educação e a certeza da importância de haver igualdade entre homens e mulheres nos espaços de poder que o mundo se tornará um lugar em que elas sejam livres para fazer suas escolhas, tomar as rédeas de suas vidas, desbravar o mundo, ir em busca do sucesso. Assim como Soraia fez – e faz.