Que tal participar de uma experiência gastronômica às cegas, totalmente entregue às mãos do chef de um restaurante butique? O convite é de Giordano Tarso, que comanda o Colheita Butique Sazonal, em Pinto Bandeira, na Serra gaúcha. Sem um menu definido, mas baseado na sazonalidade dos alimentos, dá preferência a ingredientes hiperlocais, orgânicos e que saem da horta à mesa. Apesar do menu surpresa, o cliente sempre pode informar sobre restrições alimentares e escolher entre o serviço de 4, 6 ou 7 pratos, com ou sem harmonização.
Em dias de sol, a recomendação é instalar-se nas mesas da área externa, principalmente no inverno, quando o sol faz toda a diferença. Nessa época, os visitantes são convidados a degustar as bergamotas produzidas no quintal do restaurante e que servem de decoração das mesas.
Não há o que temer quanto à não definição dos pratos, são todos simples, mas repletos de sabor. Quer uma mostra? A entrada pode chegar com hummus e focaccia torrada. Depois, seguir com pequenas porções, como croqueta de vaca atolada e mostarda da casa, enroladinho de legumes e melado e também o empanado de queijo com mel de abelha nativa. Pode ir adiante com o cozido de lentilha com polvo grelhado, missô, cebola e aioli. E mais o tortei com moqueca de bacalhau e coentro e a imperdível costela brustolada com polenta de milho crioulo e azeite de sálvia. E para se entregar de vez à gula, a torta de pecã com sorvete de nata. Apenas um exemplo das delícias que podem ser servidas em uma refeição.


O restaurante está localizado na área rural de Pinto Bandeira, reconhecida pela qualidade de seus espumantes. Por isso, vale a pena experimentar as bebidas locais. É possível escolher a harmonização de cada prato feita pelo chef ou pedir a de sua preferência.
Só uma recomendação é necessária: vá sem pressa. Esqueça do tempo e curta cada momento. A proposta do Colheita é aproveitar o almoço em todos os detalhes.
Quem quiser estender a visita a vinícolas da região pode se hospedar na pousada Dona Élida, no andar acima do restaurante, e degustar, no café da manhã, algumas das charcutarias preparadas pelo chef Giordano, especialista no assunto.
