Imagine a decepção ao marcar um primeiro encontro e descobrir no jantar romântico que seu par não bebe ou que gosta de um vinho que você detesta tomar. Foi para evitar esse constrangimento que duas estudantes de MBA em Comunicação e Marketing de Vinhos, em Bordeaux, Alicia Dumas e Marie-Julie Jegot, criaram o Tchin, um aplicativo de encontros baseado nos gostos enológicos dos integrantes. O app funciona como uma espécie de Tinder dos enófilos, os amantes dos vinhos.
Ao se inscrever no aplicativo, o candidato preenche o perfil com informações básicas, como nome, idade, profissão e foto, além de marcar se é enólogo, vinhateiro, historiador ou simples apreciador da bebida e, ainda, indicar quatro regiões vinícolas preferidas e o tipo de vinho de que mais gosta. Se duas partes combinarem, é dado o Tchin, o som do brinde entre duas taças. E, para oferecer ainda mais uma forcinha ao casal, o programa sugere locais para o primeiro encontro e três rótulos ideais para marcar o momento.
A ideia da dupla rendeu o prêmio de 10 mil euros no concurso Tomorrow Wine, organizado pela Viventions, uma empresa de rolhas e produtos para a indústria de vinhos. Com o prêmio, as estudantes vão pedir a patente no INPI, trabalharão em uma incubadora de novos aplicativos em busca de fundos para pagar o desenvolvedor de web e lançar o projeto.