
É tempo de vindima. A época mais festiva da serra gaúcha, quando tem início a colheita da uva. É hora de receber os visitantes que vêm em busca de provar a gastronomia e os vinhos locais. E nada melhor do que vivenciar essa experiência com um piquenique em meio ao parreiral, em um dos 18 bangalôs que integram o novo projeto de enoturismo da vinícola Larentis, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Pioneira dos piqueniques nos vinhedos, desde 2013 a Larentis tem opções que vão das cestas tradicionais, com queijos, salames, geleias, cucas e pães, a petiscos, pizzas, risotos, massas, carnes e sobremesas. Todos preparados com ingredientes locais e acompanhados de espumantes e vinhos da ampla carta da vinícola. Os bangalôs foram criados para trazer mais conforto e privacidade a quem curte a natureza, as belas paisagens e os vinhos do terroir. Distribuídos nos parreirais que ficam atrás da sede da vinícola, estão aptos a receber de casais a pequenos grupos.
Além do piquenique, a vinícola oferece outra experiência única: a Colheita Noturna, o ritual da vindima sob a luz da lua. Após a colheita das uvas, com a participação dos visitantes, é servido um jantar harmonizado em meio ao parreiral.
Este ano, a Larentis comemora os 150 anos da chegada dos antepassados da família ao Brasil, vindos de Trento, na Itália. São 5 gerações trabalhando a terra e os vinhedos. Uma das primeiras a cultivar as uvas Chardonnay e Cabernet Sauvignon no Vale dos Vinhedos, a vinícola, aberta em 2001, está hoje sob o comando da quinta geração, pelas mãos do enólogo André Larentis.


