
“A ideia é que eles vivenciem, na prática, conceitos como orçamento, poupança, planejamento financeiro e até empreendedorismo”, explica Ana Lúcia Leitão, professora e fundadora da escola.
Aos oito anos, João já sabe o que significa a palavra “savings” (poupança) e não gasta suas moedas de brinquedo à toa. Assim como ele, dezenas de crianças e adolescentes de 5 a 18 anos participam do Classroom Economy Project, uma iniciativa da escola de inglês English Office, em Porto Alegre, que está inovando a educação bilíngue no Rio Grande do Sul.
A metodologia é simples e eficaz: dentro da sala de aula, os alunos simulam uma pequena economia. Eles têm empregos (como DJ da turma, gerente de materiais ou fotógrafo) e recebem “salários” em English Office Dollars, uma moeda fictícia. Com o dinheiro, precisam pagar despesas (aluguel da cadeira, taxas).
“A ideia é que eles vivenciem, na prática, conceitos como orçamento, poupança, planejamento financeiro e até empreendedorismo”, explica Ana Lúcia Leitão, professora e fundadora da escola. Segundo ela, o projeto ensina as crianças a tomarem decisões responsáveis e a pensarem no longo prazo, habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.
Diferenciais que transformam a aprendizagem
Além das atividades do projeto, os alunos participam de leilões, garage sales e eventos imersivos como Camp Night – acampamento noturno em que passam a noite na escola fazendo atividades em volta da fogueira. Também são comemoradas as festas temáticas de Halloween e o Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças, tradicional feriado comemorado nos EUA e Canadá) tornando o aprendizado divertido e culturalmente relevante.
Os benefícios da educação financeira para crianças e adolescentes são inegáveis. Ao se familiarizar com temas como orçamento, planejamento financeiro e poupança, os jovens compreendem melhor como o dinheiro funciona.
Com mais de 30 anos de atuação, a English Office celebrou em fevereiro a mudança para sua nova sede no bairro Moinhos de Vento. “Nosso objetivo sempre foi mais do que ensinar inglês. Queremos formar cidadãos globais, com competências que vão prepará-los para o mundo. A mudança para o novo espaço e o marco dos 30 anos refletem nosso compromisso com a inovação e a excelência no ensino”, afirmam em coro os professores e sócios Antônio Carraro, Ana Lúcia Leitão, Mirna Zuge e Lúcia Pinto.
www.englishoffice.com.br
@englishoffice no Instagram