A próxima viagem da Fê Pandolfi já tem data para começar, mas pode ser que não seja exatamente no dia previsto. Para essa viagem, ela está com tudo pronto, mas também pode ser (é quase certo) que falte alguma coisa ou outra — são muitas surpresas nesse caminho…
Afinal, que viagem é essa da Fernanda?
Fernanda Pandolfi já andou por 62 países, mais de 100 cidades, a trabalho, a passeio e em uma especial viagem de 270 dias pelo mundo em sua própria companhia, aventura que originou o livro Quem é a estrada?, lançado em 2022 pela Editora Vienense. No livro, a autora intitula os capítulos com os nomes das diferentes pessoas que encontrou pelos lugares em que esteve e narra as passagens que marcaram seu percurso; enquanto isso, na leitura vemos emergir a história de uma personagem que salta das páginas, escapa da mochila, estampa os carimbos no passaporte: a de uma mulher buscando conhecer a si mesma. Rodando pelo mundo, Fernanda fez uma jornada de autoconhecimento — e nunca parou.
Ela diz que viajar é um traço de personalidade, da sua, “não é para todo mundo — assim como os lugares não são para todos”. E resume a sabedoria de viajante nos seus 36 anos de vivências intensas: “Existem inúmeras surpresas que acontecem entre o destino e a origem”.
E aí, para onde ela vai, então?
Fernanda vai completar — mais uma vez — 270 dias (coincidência?) do início da inédita aventura que está vivendo: em fevereiro de 2024 Frederico vai nascer*! Nesta viagem, é tudo novo e as descobertas vão acontecer para todos, para a Fê mãe e seu filho. E o pai, Felipe, marido e companheiro. De malinha pronta, ela carrega o enxoval da maternidade, as dúvidas da primeira vez, informações adquiridas nas trocas solidárias entre gestantes e mães, a determinação de quem sabe o que quer. O desconhecido não detém a geminiana que compartilha em si a sede de aprender e de ensinar, o desejo de movimento e de calma, o impulso de sair e o anseio de ficar. Está tudo nela, quem, nas buscas internas, encontrou a sua estrada na leitura e na escrita, descobriu a paz, a fé, a si — a Fê.
Entre leituras, livros e a escrita, Fernanda exerce toda a sua potência. Criadora e condutora de clubes de leitura, book influencer, é com suas razão e sensibilidade que guia leitoras e leitores pelos caminhos das obras que recomenda — sempre dissecando autor, personagens, a história, contextos e conceitos envoltos pela narrativa. A conversa é rica e fluida e a vivência, única.
Escritora, jornalista, professora, comunicadora, influencer, bailarina, a mãe do Frederico sintetiza seu ofício na Escrita, onde narra as histórias que vive dentro e ao redor do mundo, aquele lugar sem fim que experimenta com a coragem de quem vai com medo, mesmo, mas nunca deixa de embarcar na próxima viagem.
*Uma das surpresas que a nova viagem da Fernanda pode trazer é que, enquanto estamos contando a novidade, ainda é janeiro, mas Frederico pode já estar aqui quando o perfil de Fernanda for publicado.