Com a orientação da astróloga Amanda Costa, selecionamos
receitas para agradar aos nativos de cada signo do Zodíaco
É hora de festejar, de reatar laços, reencontrar as amizades, de cultivar os afetos, deixar florescer a alegria, comemorar a vida, os novos tempos. É hora de receber, reunir a família, tornar a mesa o ponto de encontro. Aromas e sabores precisam deixar de ser pura lembrança e retomar o papel de destaque, brilhar. Para tornar essas comemorações mais agradáveis, é importante levar em conta o gosto dos convidados e também a forma como o anfitrião sabe receber. E não só em relação à comida, mas ao ambiente, à decoração. A astróloga geminiana Amanda Costa garante que os astros podem ajudar nessa tarefa. Uma forma diferente de definir o cardápio ou o tipo de festa.
“A Astrologia pode ser uma ferramenta capaz de auxiliar na hora de escolher o que servir e como decorar o ambiente para recepcionar diferentes pessoas, a partir da característica de seus signos”, explica. Importante, no entanto, considerar não apenas o signo solar, mas também a Lua e o Ascendente. Enquanto o Sol corresponde à forma de pensar, a Lua é o inconsciente, o sentir, e o Ascendente é o agir, como a pessoa se manifesta externamente. Na alimentação, nutrição, nos relacionamentos com pessoas e ambiente há preponderância da Lua.
Quando são muitos os convidados de um jantar, por exemplo, a escolha pode ser por atender às características de cada signo na hora de montar a mesa, seguindo cores ou as louças mais indicadas. Outra forma de recepcioná-los, sem precisar preparar uma infinidade de pratos, é optar pela organização do evento baseada nos elementos que regem os signos, o que acaba por agrupá-los. Seguindo as orientações da astróloga Amanda Costa, dois chefs prepararam receitas capazes de agradar aos nativos de signos regidos pelos quatro elementos da natureza e revelam as suas receitas.
O chef ariano Cláudio Mesquita, do Aora Cucina, escolheu uma lasanha bem clássica e densa que certamente vai agradar aos regidos pelo elemento Terra. Para os regidos pelo elemento Água, que apreciam leveza e comfort food, a sugestão do chef é um nhoque com molho sugo e muçarela de búfala, um dos pratos mais elogiados da cantina.
Ricardo Dornelles, do A Casa, é geminiano, com ascendente em Leão e Lua em Virgem. Para agradar a seus parceiros do elemento Ar, que adoram uma novidade, uma cozinha mais moderna, apresenta a leve releitura do doce de pêssego. Já para os regidos pelo Fogo, atraídos pelas cozinhas étnicas, pela picância e pelos sabores marcantes, o cordeiro com harissa, mel e legumes tostados certamente vai agradar.
Os signos e os elementos da natureza
Fogo
Os signos de Fogo são Áries, Leão e Sagitário. Os nativos desses signos são ativos, energéticos e tendem à extroversão. É difícil que escondam o que estão sentindo. Para agradá-los, a refeição deve ter calor (picância) ou fogo. Gostam de estar em atividade e de se movimentar, por isso necessitam de bastante espaço.
Na panela – Os regidos por esse elemento apreciam comida quente, bem temperada, com sabores marcantes. Podem ser apimentados ou ácidos. Os assados, grelhados ou que tenham alguma ligação com o fogo, como os pratos flambados, vão agradar. Outra opção acertada são os pratos étnicos.
Na decoração – A decoração, pratos, louças ou objetos a sua frente devem ser em cores quentes, como vermelho, laranja, amarelo. Gostam também de circular, por isso é recomendável deixar espaço entre os convidados.
Áries
Se for receber nativos de Áries, o ideal é que a refeição tenha uma certa velocidade, que não exija que os arianos permaneçam por muito tempo no mesmo lugar. Eles costumam se entediar facilmente. Precisam de variedade e espaço para que possam se deslocar. À mesa, apreciam uma aventura gastronômica, que ofereça novidades e prenda sua atenção. Menu degustação é uma ótima forma de agradá-los. Tendem mais a apreciar os sabores picantes, fortes, ácidos e quentes. Pratos à base de fogo, como churrasco e assados, seriam uma boa opção.
Leão
Costumam ser agregadores, excelentes anfitriões, tanto para a família como para pessoas com quem não têm ligação afetiva. São capazes de fazer grandes jantares, com beleza, qualidade e com o objetivo principal de que todos os convidados se divirtam. Quando recebem, precisam ter o reconhecimento de seu esforço, desse carinho. Para agradá-los, ambientes bem decorados, brilho, um certo luxo, com tudo de melhor. Os assados, grelhados e o churrasco são uma boa opção. Apreciam os doces. Vão ficar felizes em assumir o papel de assador, afinal, a festa é onde ele está.
Sagitário
Calor é importante para os sagitarianos: calor humano e nas refeições. Gostam de organizar festas, eventos sociais ou artísticos, mas tudo precisa ser grande e com alto nível de qualidade. Tudo em abundância, top, grandioso. Na hora de servi-los, uma boa opção podem ser os pratos de diferentes países. Experiências gastronômicas vão despertar sua atenção. Podem ter elementos fortes, picantes ou ácidos.
Receita
Cordeiro com
Harissa, Mel e
Legumes Tostados
Chef Ricardo Dornelles, A Casa
Ingredientes
- 1 lombo de cordeiro
Harissa - 300 g de pimentão vermelho
- 10 g de pimenta dedo-de-moça
- 100 g de cebola roxa
- 1 dente de alho grande
- 2 g de cominho em pó
- 2 g de sementes de coentro
- 2 g de pimenta da Jamaica
- 2 g de páprica defumada
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
Emulsão de mel - 1 gema crua
- 200 g de mel
- 45 ml de azeite de oliva
- 1 pitada de sal
Legumes tostados - 150 g de brócolis ramoso
- 50 g de ervilha–torta
- 120 g de tomates
Modo de Fazer
Modo de fazer a harissa: Toste o pimentão em fogo direto, até que fique com toda a superfície preta. Coloque em um saco plástico e feche para abafar. Retire e tire toda a pele e as sementes, deixando apenas a polpa. Processe a polpa com as pimentas, o extrato de tomate, a cebola, o alho e as especiarias, até obter uma pasta lisa e bem avermelhada. Corrija o sal e reserve.
Modo de fazer a emulsão: Em um liquidificador, coloque a gema e o mel e bata até homogeneizar. Verta calmamente o azeite , até se tornar uma emulsão clara e levemente amarelada e firme.
Modo de fazer os legumes: Junte o brócolis e a ervilha-torta. Leve para a água no fogo em uma panela média. À parte, reserve uma vasilha com água e gelo. Quando a água ferver, submerja os legumes por, aproximadamente, 1 min. Retire e coloque na água gelada para parar o cozimento. Corte o brócolis em pequenas ramas e a ervilha-torta em pedaços. Reserve.
Modo de fazer o cordeiro: Sele o lombinho em panela bem quente. Grelhe até que esteja ao ponto. Deixe descansar por pelo menos 5 min.
Montagem: Toste os legumes e os tomates em pétalas, até ficarem bem dourados. Na base do prato, disponha a harissa. Em torno dela, coloque a emulsão de mel. No centro do prato, disponha dois pequenos medalhões de lombo de cordeiro, envoltos pelos legumes tostados. Finalize com a flor de sal. Para decorar, pode usar as cascas de tomates desidratadas, a 100 graus, até que fiquem crocantes.
A harissa é uma mistura de temperos típica do Magrebe, usada para temperar cuscuz, massas, sanduíches, carnes e sopas.
Terra
Os signos de Terra são Touro, Virgem e Capricórnio. Mais racionais, gostam de saber antecipadamente como será o evento, em todos os sentidos. Pode ser tudo muito simples, mas tem que ser muito bom. Já os taurinos querem mais é aproveitar todas as delícias que serão servidas.
Na panela – A preferência dos regidos por esse elemento é pela cozinha clássica, com pratos densos, consistentes. As massas, ainda mais se forem servidas com molho espesso, são bem-vindas. As raízes e os sabores terrosos, como o funghi, certamente vão agradar.
Na decoração – O clássico, com louça branca, louças de família ou cerâmica, tudo muito bonito e harmonizado. Os taurinos preferem cores mais quentes e aconchegantes. Já os virginianos e capricornianos optam por tons terrosos, com mais sobriedade.
Touro
Os taurinos valorizam o conforto, o ambiente agradável, de preferência com pessoas que gostem de ter por perto. Longos almoços são a sua praia. O foco principal é o prazer dos sentidos e com abundância. Para os taurinos, a comida tem que ser bonita, pois valorizam não só os aromas e os sabores, mas também a apresentação. Os pratos devem ser bem trabalhados, com mais textura, mais densidade. Se o cardápio incluir massas, molhos e sabores bem marcantes estarão felizes. E não pode faltar a sobremesa. Um tema musical também é bem-vindo.
Virgem
Os virginianos dão grande importância à organização, à simplicidade, e que tudo seja bom, de qualidade e funcione bem. Costumam preferir refeições saudáveis. Muitos optam por ingredientes orgânicos, da safra, alimentações vegetarianas ou veganas. Podem, ainda, apresentar restrições alimentares. Quando convidados, gostam de ser questionados em relação a isso. Como não querem incomodar, podem não reclamar, mas se ressentem de que não haja um prato especial para eles. Muito solícitos, costumam se oferecer para ajudar o anfitrião. Se apreciam vinho ou certo tipo de alimento vão procurar informação e conhecimento, tendem a se especializar e saber tudo sobre o assunto.
Capricórnio
Valorizam o clássico, a qualidade, a tradição, o que tem a ver com história. Objetos e adornos antigos, além de uma mesa que lembra determinada época, podem agradá-los. Para deixá-los felizes, um cardápio com receitas consagradas pode ser uma boa opção. Um vinho de grande safra, então, seria o êxtase. Costumam ser frugais, escolhendo os alimentos sobretudo pelo fato de nutrirem. Podem optar pelos ingredientes por sua funcionalidade e praticidade.
Receita
Lasanha à Bolonhesa
Chef Claudio Mesquita, Aora Cucina
Ingredientes
- 400 g de farinha de trigo
- 4 ovos
- 20 ml de água
- 4 g de cúrcuma
- Molho branco
- 1 litro de leite
- 60 g de manteiga
- 60 g de farinha de trigo
- 20 g de cebola
- 1 cravo-da-índia
- 1 g de pimenta-do-reino
- 1 g de noz-moscada
- 1 folha de louro
- 4 g de sal
Molho bolonhesa - 1 kg de coxão mole moído grosso
- 1 kg de molho de tomate
- 200 g de bacon
- 150 g de cenoura picada
- 150 g de cebola picada
- 150 g de aipo picado
- 300 ml de vinho branco
- 80 g de óleo vegetal
- 30 g de sal
- 5 g de pimenta-do-reino
- 150 ml de leite
Finalização - 600 g de queijo colonial ralado
- 130 g de queijo parmesão ralado
- orégano
Modo de Fazer
Modo de fazer a massa: Junte a farinha de trigo com a cúrcuma e mexa. Acrescente os ovos e a água e misture até ficar homogêneo. Faça uma bola e cubra com papel-filme. Deixe descansar por 1h, na geladeira.
Modo de fazer o molho branco: Aqueça, sem deixar ferver, o leite com a cebola, o louro, o cravo e a pimenta. Reserve. Em outra panela, em fogo baixo, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo e deixando cozinhar bem. Deixe arrefecer um pouco e junte o leite, aos poucos, mexendo sempre. Volte ao fogo, mexendo sempre, até atingir o ponto desejado. Ao final, tempere com a noz-moscada ralada e o sal.
Modo de fazer o molho bolonhesa: Em uma panela, em fogo baixo, derreta o bacon previamente picado até que fique dourado e seco. Acrescente a cenoura, a cebola e o aipo e refogue, em fogo baixo. Junte o óleo e o vinho e deixe ferver até evaporar. Junte a carne moída e misture bem até dourar um pouco. Acrescente o molho de tomate, mexa e tampe a panela. Baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 2h, cuidando para ver se precisa acrescentar água durante o cozimento. Finalize com leite e retire do fogo.
Montagem: Abra a massa, leve para dar um rápido cozimento em água fervente com sal. Depois passe por água com gelo, para suspender o cozimento. Em uma forma, disponha 100 g de molho branco. Por cima, uma camada de massa, 500 g de molho bolonhesa, 200 g de queijo colonial ralado, 200 g de molho branco e orégano. Repita a camada por mais duas vezes. Cubra tudo com massa, 200 g de molho branco e o queijo parmesão ralado. Leve ao forno, preaquecido a 200 graus, por cerca de 20 min, até dourar.
Ar
Gêmeos, Aquário e Libra são os signos deste elemento. Uma das características do trio é a importância que dão aos relacionamentos, o que mais importa para eles são as pessoas. Experiências gastronômicas, sobretudo as que envolvem cultura e conhecimento, tendem a despertar sua curiosidade e interesse.
Na panela – Pratos que têm história, que trazem informação e que tenham ligação com a cultura são perfeitos para receber os regidos por este elemento. Apreciam uma cozinha ousada, mais moderna, com novidades, com uma nova forma de apresentação, como as releituras. Também pode ser um pouco lúdica. Nada de alimentos pesados.
Na decoração – Os nativos deste elemento apreciam a variedade, a leveza e o espaço, o que recomenda porcelanas delicadas e suaves, podendo ser transparentes. Mas também se divertem com objetos lúdicos, inusitados, fora do tradicional. Se tiverem referência cultural, melhor ainda. Amam o movimento e participar de todas as conversas, espaços para circulação são importantes para eles.
Gêmeos
É o signo mais comunicativo do zodíaco. Se não fala é porque pensa muito. Tem grande interesse pelos convidados. Mesmo em um ambiente em que não conhece ninguém, interage com facilidade. Frequentemente, estará mais interessado na conversa do que na comida. O que pode mudar, se for despertada a curiosidade pela refeição: se a comida tiver um contexto, uma história, seja do prato, do tempero, da origem, da família, de um país. Vai apreciar refeições temáticas, principalmente se tiverem uma ligação com cinema, música ou literatura.
Libra
Ao receber, desejam que as pessoas se sintam muito bem. Têm um olhar muito atento para os convidados: quem vai sentar com quem e com a harmonia entre as pessoas. São conciliadores, apaziguadores. Desejam o equilíbrio, tanto social quanto nos alimentos e na decoração. Se preocupam com a estética, a beleza. Para bem recebê-los, receitas equilibradas, sem muito açúcar ou muito sal, nada que destoe. Experiências gastronômicas vão despertar seu interesse. Dos signos de elemento Ar, geralmente é o que mais aprecia sobremesas.
Aquário
A característica dos nativos desse signo é que têm uma forte associação com a cultura e com a inovação. Gostam do inusitado, do diferente, fora do padrão e também da variedade e diversidade. Algo que tenha uma história, um significado, que vá além do simples ato de comer. Apreciam o lúdico, que brinque com a comida, como a cozinha molecular, que surpreende, representa o novo. As combinações estranhas, explosivas, luminosas e imprevisíveis têm tudo a ver com eles.
Receita
Verrine de Pêssego
Chef Ricardo Dornelles, A Casa
Ingredientes
Mousse de chocolate branco com iogurte
- 160 g de chocolate branco
- 160 g de iogurte natural
- 230 g de creme de leite fresco
- 5 g de gelatina hidratada
Pêssego em calda - 1 kg de açúcar
- 800 ml de água
- 1 kg de pêssego descascado
Pasta de nozes - 150 g de nozes pecan trituradas finamente
- 50 g de calda dos pêssegos
Gel de damasco - 230 g de damasco seco
- 200 ml de calda de pêssegos
- 50 ml de suco de limão
Modo de Fazer
Modo de fazer o pêssego: Junte a água e o açúcar e deixe ferver até derreter completamente o açúcar. Retire da panela e deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente. Enquanto isso, descasque os pêssegos e mantenha em uma solução levemente ácida (suco de limão ou vinagre), para que mantenham a cor. Por fim, corte os pêssegos em 4 e submerja na calda fria.
Modo de fazer a mousse: Derreta o chocolate e incorpore com o iogurte em temperatura ambiente, até ficar homogêneo. Bata o creme de leite fresco até que esteja quase no ponto de chantilly; lembre-se de interromper um pouco antes para que a textura da mousse fique correta. Incorpore, delicadamente, o creme de leite com a mistura de iogurte e chocolate, até que fique homogênea e bem areada. Por fim, derreta a gelatina hidratada, em banho-maria, e misture delicadamente, deixando descansar no mínimo 30 min na geladeira.
Modo de fazer o gel: Corte os damascos grosseiramente e coloque para cozinhar com 200 ml da calda utilizada para o preparo dos pêssegos, até que amaciem completamente. Junte o suco de limão e bata no liquidificador até que tenham um aspecto liso e uniforme.
Modo de fazer a pasta de nozes: Com um processador ou uma faca, triture as nozes finamente. Misture as nozes com 100 ml da calda de pêssegos, para que se torne uma pasta densa.
Modo de fazer o ar de pêssegos: Asse o equivalente a 1 e meio pêssegos, envoltos em papel alumínio, a 180 graus, até que a polpa amoleça. Processe com a ajuda de um liquidificador e abra essa polpa finamente em uma forma antiaderente ou com a ajuda de uma folha de silicone. Desidrate , a 100 graus, por cerca de 2h.
Montagem: No fundo do copo ou da taça de sua escolha, disponha parte dos pêssegos em calda cortados em cubos. Cubra com uma camada uniforme de pasta de nozes. Despeje o gel de damasco, formando a terceira camada. Por fim, adicione a mousse (em quantidade maior que as camadas anteriores). E, no topo, disponha o ar de pêssego. Para decorar, pode utilizar a pele de pêssego em formato de sua escolha e pequenos cubos de pêssegos caramelizados.
Água
Câncer, Escorpião e Peixes são os signos de elemento Água. São sensíveis, emocionais, profundos e apaixonados. Estão mais interessados pelas coisas que têm a ver com eles mesmos, com sua intimidade. Buscam o encantamento e o êxtase.
Na panela – A comida de família, afetiva, que remeta à memória – as chamadas comfort food –, é a predileta dos regidos pela Água. Mas tudo deve ser saboroso e ter uma certa magia. Cancerianos e piscianos preferem os sabores tradicionais. Já os nativos de Escorpião tendem a apreciam sabores fortes, picantes, agridoces e exóticos.
Na decoração – Suavidade e fluidez são a marca registrada para estes nativos. Piscianos e cancerianos serão tocados por uma louça mais romântica. Já os de Escorpião vão gostar de objetos mais irreverentes, sensuais, em preto, vermelho ou roxo. Se a ideia for agradar aos três signos, vale enfeitar a mesa com objetos nacarados, perolados ou furta-cor. Conchas e objetos que remetam ao fundo do mar também vão agradar.
Câncer
Os cancerianos dão muita importância à intimidade, ao afetivo. Adoram reunir a família. Reservados, podem não interagir muito, mas gostam de estar junto, de observar tudo, de apreciar a presença e movimentação de seus queridos. Para agradá-los, vale repetir receitas de família, que remetam à memória. Os doces da vó, da mãe. Cheiros e sabores que lembram a infância certamente vão mexer com eles. Objetos da tradição da família, prataria e louça farão com que se sintam no aconchego.
Escorpião
Agradar a escorpianos nem sempre é fácil, porque eles podem ocultar o que sentem. Alguns indícios, porém, podem ajudar. São abertos a novas experiências, sabores inusitados, principalmente quando envoltos em mistério, com certa sedução, que mexam com as emoções. Um ambiente à meia-luz, com toques de magia, de fantasia, certamente despertará seu interesse. Pratos apimentados, agridoces, flambados à mesa e vinhos encorpados podem atender a esse desejo de sabores marcantes. Um jantar às cegas, com receitas exóticas, também faz seu estilo.
Peixes
São os românticos, os sonhadores. São capazes de se harmonizar com pessoas tanto conhecidas quanto desconhecidas. São dados à amplidão, sua família é o coletivo. Para bem recebê-los, basta oferecer uma certa magia, um pouco de fantasia, um certo clima de cinema. Ambiente à meia-luz ou à luz de velas, que sugira romantismo. O mesmo em relação às louças e à decoração. Os pratos podem ser suaves, delicados. Podem incluir frutos do mar. Adoram experiências oníricas. A trilha sonora é fundamental.
Receita
Nhoque de Batata
Chef Claudio Mesquita, Aora Cucina
Ingredientes
- 500 g de batata-rosa
- 1 gema
- 5 g de sal
- 150 g de farinha de trigo
- 50 g de sal grosso
- 12 minimuçarela de búfala
Molho - 300 g de tomate italiano
- 1 lata de tomate pelado
- 50 g de cebola
- 30 ml de azeite de oliva
- 1 dente de alho
- 20 g de manjericão
- sal
Modo de Fazer
Modo de fazer o nhoque: Lave as batatas e cozinhe, com casca, em água com sal grosso. Quando estiverem macias, mas firmes, descasque e passe no espremedor de batatas. Deixe esfriar e junte a gema e mexa delicadamente até ficar homogêneo. Junte 100 g de farinha e misture. Use as demais 50 g de farinha para enrolar os nhoques.
Modo de fazer o molho: Em um fio de azeite, refogue, em fogo baixo, a cebola cortada em meia-lua e o alho descascado e inteiro. Junte os tomates cortados em cubos e sem as sementes e deixe cozinhar até que estejam macios. Adicione o tomate pelado e o sal. Cozinhe por cerca de 20min. Finalize com as folhas de manjericão cortadas finamente.
Montagem: Cozinhe os nhoques em água fervente com sal. Junte o molho ao sugo e sirva com as minimuçarelas de búfala.
SERVIÇO
Amanda Costa (astróloga)
WhatsApp: (51) 98413-8536
amandacosta.com.br
Aora Cucina
Avenida Pátria, 272
De terça a sexta, das 19h às 23h, e sábados, das 12h às 16h e das 19h às 23h
Fone: (51) 99119-9387
aoracucina
A Casa
Rua Jari , 539
Abre de quarta a sábado, das 19h30min às 23h30min
Fone: 51 992232004