A cozinha gaúcha apresentada de forma amorosa, contemporânea, trazendo a memória de ingredientes clássicos, mas em novas versões. É assim que a nova unidade do restaurante Bah, instalada no Bourbon Carlos Gomes, em Porto Alegre/RS, apresenta a gastronomia do Rio Grande do Sul, com todas as suas influências.
A começar pelo couvert: um pãozinho com massa de brioche e erva doce servido quente, acompanhado de manteiga com raspas de limão siciliano. A seguir, em referencia aos ingredientes típicos do verão no Litoral, casquinha de siri bem temperada ou milho da beira da praia, com manteiga, bacon e salsinha. Sem falar na burrata com chimia de abóbora, semente de abóbora e azeite de erva-mate. E uma massinha de pastel crocante para acompanhar.
Entre os pratos principais, a escolha é ainda mais difícil, tantas as opções. Os ingredientes locais são apresentados de um jeito todo especial. A paleta de cordeiro do Pampa é crocante por fora e desfiada por dentro e servida com aligot de aipim com queijo Chichelero e uma salada refrescante de cevadinha e uva. Tem tortéi de moranga com charque de Bagé, risoto de cordeiro, matambre recheado com bacon e alho-poró e um risoto de arroz negro produzido por aqui, com camarões da vizinha Santa Catarina. Para homenagear as influências dos antepassados portugueses, arroz de forno com bacalhau, que faz a alegria de quem aprecia sabores intensos.
É na hora da sobremesa, no entanto, que parece residir a felicidade, a tal cozinha do coração, aquela que traz as lembranças mais confortantes. A figada cremosa da vó, servida com a tradicional nata batida e crocante de amêndoas ou a panacota acompanhada de doce de uva bordô da Serra gaúcha. Mas a mais surpreendente é a mil-folhas recheada com chimia de abóbora e nata, inexplicavelmente saborosa.