
Esta viagem é um mergulho na vida selvagem do coração da Tanzânia, com sua sinfonia de belezas naturais
Há uma década tenho mergulhado na África Oriental, do Quênia a Ruanda – e sigo voltando ao grande continente por fascínio e curiosidade. Ano passado percorri as savanas da Tanzânia e, encantado, retornei este ano. Trata-se do país mais incrível para uma imersão na vida selvagem. Desde o Lake Manyara, passando pela grandiosidade da Cratera do Ngorongoro até a majestade das savanas do Serengeti – que refletem a incrível diversidade de nosso planeta e nos possibilitam a reconexão com a natureza única e selvagem.
Recomendo começar a expedição pelo Lake Manyara. A água do lago se encontra com o céu como um espelho encantado que reflete a grandiosidade da natureza. Na época das cheias, há a possibilidade de conferir as cores vibrantes dos flamingos, a serenidade das águas e as majestosas árvores baobá.
Em seguida sugiro rumar para a Cratera do Ngorongoro: uma imensa caldeira formada há milhões de anos, um eco de um tempo primordial, onde a vida pulsa em cada canto com sua abundância de fauna. Leões vagando pelos campos, rinocerontes raros e manadas de zebras que pintam o cenário com suas listras distintas.



O roteiro culmina com as savanas do Serengeti, com as migrações épicas de gnus e zebras que atravessam a paisagem, enquanto predadores ágeis se movem com graça. O Serengeti é um épico da natureza, uma dança eterna entre a beleza e a sobrevivência, onde cada amanhecer e cada pôr do sol são de pura magia.
Após todos esses safaris, a pedida é desacelerar na Ilha de Zanzibar, com suas praias de areias brancas e águas cristalinas. Neste paraíso tropical, as palmeiras balançam suavemente ao ritmo da brisa, enquanto o aroma das especiarias e o calor do sol criam uma experiência sensorial inesquecível. Além da cultura vibrante, a história rica da ilha oferece uma tapeçaria de experiências únicas.
Lake Manyara National Park
O Parque Nacional do Lago Manyara oferece uma experiência selvagem em diversos habitats, desde o lago do Rift Valley até florestas densas e encostas íngremes. Além de um cenário espetacular, o parque é famoso por seus incomuns leões escaladores de árvores e pelas manadas de elefantes.
As margens do lago, incrustadas de flamingos rosados, atraem mais de 400 espécies de aves, muitas delas aquáticas ou migratórias. Grandes manadas de búfalos, chitas, girafas Masai e impalas vagam pelas margens do lago e pelas encostas arborizadas do vale.
Um safári no Lago Manyara é uma experiência fascinante, pois o parque também possui áreas de floresta, bosques de acácia e fontes termais chamadas Maji Moto. Babuínos, macacos, lontra e hipopótamo são outros residentes do parque.

Ngorongoro Crater
A Cratera Ngorongoro, no norte da Tanzânia, outrora um gigantesco vulcão, é a maior caldeira intacta do mundo. Alguns afirmam que antes de entrar em erupção, teria sido mais alto que o Monte Kilimanjaro, o pico mais alto da África. Hoje, há muito desmoronado e erodido, é uma extensa área montanhosa com a sua famosa cratera de 600 m de profundidade, como ponto focal.
Com quase 3 milhões de anos, a antiga caldeira abriga um dos mais belos refúgios de vida selvagem do planeta para avistar os “Big Five” (leões, elefantes, búfalos, rinocerontes e leopardos). A densidade de animais é alta, o que aumenta as chances de observar essas espécies em seu habitat natural.
Além disso a cratera é um dos poucos lugares na Tanzânia onde você pode ver o rinoceronte negro em estado selvagem, e em suas lagoas grandes populações de hipopótamos. Ngorongoro também é um excelente local para observação de aves, com mais de 500 espécies, incluindo flamingos que se concentram nas águas alcalinas do Lago Magadi. Como eu gosto de interação com a cultura local, na região do Ngorongoro também é possível visitar a Mto Wa Mbu Village, um povoado Masai, para saber mais sobre a cultura de um dos grupos étnicos mais fascinantes da África, conhecer suas tradições e modo de vida pastoril.

Grumeti Game Reserve
O legal de ficar em diferentes parques nacionais é que cada um tem seu habitat próprio, e o que mais me atraiu foi o Simbavati Grumeti, nas planícies abertas entre o Parque Nacional do Serengeti e o Rio Grumeti.
Dentro do renomado circuito de safári do norte da Tanzânia, o Simbavati Grumeti é pontilhado de acácias em que multidões de animais selvagens se reúnem durante todo o ano em um espetáculo único. Essas planícies também abrigam grandes rebanhos de gnus, que se reúnem durante sua migração anual e se movem entre o norte e o sul do Parque Nacional do Serengeti. Também tivemos o privilégio de ver ou ouvir búfalos, girafas, leões e outros animais selvagens de dentro de nosso lodge imerso no mundo animal.
A Reserva Grumeti, posicionada dentro do Ecossistema Serengeti-Mara, desempenha um papel importante na proteção da Grande Migração, pois protege a biodiversidade local. A melhor maneira de conferir esta vastidão é do alto de um sobrevoo de balão, como fizemos, para ter a visão panorâmica das vastas planícies espalhadas com abundante vida selvagem. Outros animais selvagens comumente avistados incluem crocodilos e hipopótamos que habitam os muitos rios sinuosos.
A experiência mais marcante foi acompanhar por três dias uma alcateia de leões, com vários machos protegendo o grupo de quase duas dezenas de fêmeas e filhotes. Ao longo dos dias íamos nos familiarizando com os felinos, observando suas interações, técnicas de caça, acasalamento, as fêmeas amamentando e os filhotes brincando. Foi a minha melhor experiência de safári das dezenas que fiz ao longo de três décadas pelas savanas africanas. Recomendo. Muito!!

Serengeti
O Parque Nacional Serengeti, que significa “planícies sem fim” na língua Maasai, é sem dúvida uma das áreas selvagens mais famosas do mundo e é uma fonte contínua de inspiração para escritores, cineastas e fotógrafos.
É a reserva de caça mais antiga da Tanzânia, conhecida como o local da Grande Migração anual, quando cerca de 3 milhões de antílopes – principalmente gnus – migram para a Reserva Masai Mara, no Quênia, em busca das condições ideais de água e pastagens.
Localizado entre o Serengeti Central e a Reserva Nacional Masai Mara do Quênia ao norte, o Serengeti do Norte é uma remota maravilha da vida selvagem africana. A vasta e ondulada savana é renomada como o centro da grande migração. A paisagem é caracterizada por vastas extensões de savana intercaladas com acácias e florestas ribeirinhas. A vida selvagem pode ser vista ao longo das margens do Rio Mara e os visitantes podem assistir ao espetáculo anual de meio milhão de gnus migratórios.
Além de búfalos, zebras, gazelas, impalas, girafas, bem como leões, guepardos e leopardos.


Zanzibar
Zanzibar é uma ilha rica em cultura e história – um destino que trouxe aventureiros, marinheiros e comerciantes de longe. O arquipélago de Zanzibar está situado no Oceano Índico e é composto pelas ilhas maiores de Pemba e Unguja (também chamada de Ilha de Zanzibar). Zanzibar é conhecida como a “Ilha das Especiarias” devido à variedade de especiarias cultivadas nas muitas plantações de seu território.
Além de aproveitar as águas e a sobra das palmeiras, não deixe de incluir uma visita a Stone Town, um Patrimônio Mundial, com seu labirinto de becos sinuosos, mercados movimentados, portas de madeira lindamente esculpidas, mesquitas de tirar o fôlego e as grandes residências árabes deste que foi um dos maiores entrepostos comerciais do oceano Índico Ocidental. Zanzibar vendia escravos e marfim no mundo árabe, na Índia e através do Oceano Atlântico.
Entre 1890 e 1963, Zanzibar foi um protetorado britânico, quando obteve a independência e tornou-se uma monarquia constitucional. O sultão acabou deposto numa revolução e o país uniu-se ao Tanganica em 1964, para formar a Tanzânia.
Por tudo isso, a Tanzânia é o meu país preferido na África Oriental. Caso você não ainda conheça, coloque na sua lista. Mas se já visitou esse país, sugiro retornar para se encantar ainda mais.


Minha seleção afetiva de Lodges na Tanzânia
Lake Manyara Serena Safari Lodge
www.serenahotels.com/lake-manyara
Lion’s Paw Camp na cratera de Ngongoro
https://karibucamps.com/lions-paw/
Singita Sabora Tented Camp e Singita Sasakwa Lodge na Grumeti Reserve
https://singita.com/
AndBeyond Kleins Camp no Serengheti
https://www.andbeyond.com/our-lodges/africa/tanzania/serengeti-national-park/andbeyond-kleins-camp/
Gold Zanzibar Beach House and Spa
www.goldzanzibar.com

Mais informações sobre safáris na Tanzânia e viagens pelo mundo com Beto Conte pelo beto@triptravel.com.br ou (51) 99314.0587, CEO da TRIPTRAVEL, fundada há 38 anos e que faz parte da seleta rede Takumians by Traveller Made.