O nome dela tem Pernambuco, mas poderia ser Porto Alegre, Nova Iorque, Berlim, São Paulo, Paris. Assim como a cozinha de Carla Pernambuco é multicultural, seu espírito arrojado e inventivo viaja o mundo. Não fosse assim não poderíamos provar sensações tão diversas que ela transcreve em seus pratos.
Chef, restaurateur, empreendedora da cultura alimentar, produtora de conteúdo e projetos de alimentação, Carla vive em São Paulo há 35 anos, depois de ter morado no Rio de Janeiro, Brasília e em Nova Iorque. De Sampa ela salta para todo lado com sua culinária, sua equipe, seus livros e traquitanda de cozinha para fazer festa aos sentidos – e são todos, não só o paladar. O que acontece na mente da Carla, quando ela imagina um projeto, se materializa em sabores, perfumes, sons em arte tátil e visual. Assim nascem os pratos no seu restaurante Carlota, as aulas e apresentações no seu estúdio CP (em frente ao Carlota), os menus de eventos, as harmonizações com ingredientes, bebidas, um cardápio para outras casas, produtos para marcas, os seus livros de receitas. A produção de conteúdo culinário é tão vasta que seu último livro, A Cozinha de Carla Pernambuco na TV (Companhia Editora Nacional, 2019), reunindo grande parte dos pratos apresentados em 10 anos de programas na televisão, tem mais de 180 receitas. Isso em uma única publicação! Carla possui 10 livros no mercado, desde o pioneiro Carlota (Ed. Mandarim), de 1998. Agora está lançando dois novos: Feijuca, o primeiro de uma série com 12 minibooks temáticos, cada um com 10 receitas para preparar, e Cozinhando no Forno com Carla Pernambuco, uma obra com ilustrações primorosas e 60 receitas de forno.
No ano passado, a chef foi eleita Personalidade da Gastronomia pela Veja São Paulo, e o Carlota, melhor restaurante de cozinha variada. Tudo isso está registrado nas redes e nas mídias. Tem muito mais da Carla além do que está na web e na cozinha, onde expressa sua arte culinária. A família, os filhos, as amizades longevas e leais, o olhar para a arte, a cultura, o seu ritmo discreto e veloz também compõem a receita de sua vivência. O que é multicultural em sua cozinha diz sobre o sabor de ser Carla Pernambuco: forte, surpreendente, instigante e deliciosa – uma iguaria.