Com a chegada do frio, enquanto as temperaturas baixam, as sobremesas nesta estação ganham mais calor e se tornam uma forma de aconchego. Uma forma de adoçar a boca e afagar a alma. Perdem o protagonismo os sorvetes, os cremes gelados, os pavês, e conquistam espaço os doces assados ou os servidos quentinhos. Os sorvetes até podem servir de acompanhamento, para fazer um contraste com as estrelas do inverno. Mas o brilho fica mesmo é com os doces que saem direto do fogo ou do forno à mesa.
A sobremesa é a lembrança que fica ao final da refeição, são aromas e sabores que podem levar ao passado, aos afetos que fazem ou fizeram a história de vida de cada um. Podem trazer o que é chamado de memória involuntária, quando fazem viva uma recordação. Despertam o que já foi, falam ao coração.
Se a estação propicia exageros, o céu é o limite. São profusões de chocolate, de caramelo, merengues, mas sem esquecer as frutas em plena safra. As porções individuais ainda fazem bonito, porém nada melhor do que reunir a família ao redor da mesa ou à beira da lareira e compartilhar algumas delícias. Podem ser receitas de vó, de mãe, de tia ou as que trazem memórias de momentos especiais. É hora de esquecer um pouco a dieta e deixar que as doçuras despertem o que já foi, que tragam lembranças que podem estar ligadas a tradições, comemorações, recompensas, alentos e até transgressões.
A chef confeiteira e consultora de Gastronomia Sharisy Lauxen (@sharisylauxen) escolheu preparar duas receitas perfeitas para o inverno e que têm o verbo compartilhar como principal referência. A Galette de Morangos com Pistache é delicada e muito versátil. Fica deliciosa com diferentes frutas e ainda tem um toque pra lá de especial com a fava tonka ou cumaru, a baunilha brasileira.
O Brownie de Chocolate é preparado assado na frigideira de ferro, que vai direto para a mesa. E quem quiser ir além do puro chocolate, a chef sugere uma série de ingredientes opcionais que podem ser adicionados à receita, sempre agregando mais sabor.
Liliana Andriola, chef confeiteira e que comanda o restaurante Mandarinier (@mandarinier), junto com o marido chef , Leo Magni, resolveu usar as frutas como base de suas sugestões. O Crumble de Maçã com Chantilly de Cumaru leva duas versões da fruta, fresca e em forma de geleia, e um chantilly aromatizado.
A Banana Caramelada com Creme de Caramelo e Merengue dispensa o forno, apesar de manter o calor típico das sobremesas da estação. O creme de caramelo é feito em duas etapas, e o merengue italiano vai complementar os sabores. A sobremesa pode ser montada em porções individuais ou maiores, para compartilhar.
Receita
Brownie de chocolate na frigideira
Chef Sharisy Lauxen
Ingredientes
- MASSA
- 200 g de chocolate meio-amargo
- 120 g de manteiga
- 4 ovos
- 150 g de açúcar mascavo
- 50 g de farinha
- 25 g de cacau em pó
- 2 g de sal
- 4 g de bicarbonato de sódio
- OPCIONAIS
- 2 g de pó de café (realça o sabor)
- Raspas de 1 laranja (realça o sabor)
- 50 g de nuts (amendoim, castanhas, avelãs, pistache ou amêndoas)
- 50 g de gotas de chocolate (branco, ao leite, meio-amargo ou amargo)
Modo de Fazer
Derreta o chocolate com a manteiga. Reserve. Em uma batedeira ou com o auxílio do fouet, triplique o volume dos ovos. Acrescente o açúcar e bata bem. Adicione o chocolate derretido com a manteiga. Por último, acrescente o bicarbonato, o sal e o cacau. Se preferir, acrescente os opcionais. Passe para uma frigideira de ferro ou de material que possa ir ao forno. Leve ao forno preaquecido, a 160 graus, por cerca de 30 min, testando com um palito de forma que esse saia quase limpo. O brownie deve ficar ligeiramente úmido, então é importante não assar demais. Sirva diretamente na frigideira, acompanhado de sorvete de creme.
Receita
Galette de morangos com pistache
Chef Sharisy Lauxen
Ingredientes
- MASSA
- 250 g de farinha de trigo
- 2 g de sal
- 100 g de açúcar
- 2 gemas
- 150 g de manteiga
- 5 ml de extrato de baunilha
- Raspas de 1 limão siciliano ou de laranja
- 1 pitada de canela em pó (opcional)
- RECHEIO
- 400 g de morangos frescos
- Raspas de 1 limão siciliano
- Raspas de fava tonka (cumaru)
- 50 g de pistache ou amêndoas laminadas
Modo de Fazer
MASSA: Em um recipiente, coloque a manteiga e a farinha. Misture com as pontas dos dedos, formando uma farofa úmida. Acrescente o restante dos ingredientes e una todos até que se forme uma bola. Leve à geladeira para mantê-la fria.
MONTAGEM: Abra a massa, formando um círculo sobre uma folha de papel-manteiga. Passe a massa, ainda com o papel, para uma forma baixa (tipo a de pizza) ou um tabuleiro. Posicione as frutas, cortadas ou inteiras, no centro da massa. Dobre as bordas, formando uma espécie de cestinha com as frutas. Pincele um pouco de manteiga nas bordas da massa para realçar a cor. Finalize com as especiarias e salpique o pistache ou as amêndoas laminadas. Leve ao forno preaquecido, a 180 graus, e deixe até dourar bem. Retire do forno. Sirva quente, acompanhada de sorvete.
- DICAS:
Os morangos podem ser substituídos por diferentes frutas, como maçã, pêssegos, amoras, peras, figos. - A fava tonka ou cumaru tem sabor intenso e deve ser usada com parcimônia.
Receita
Crumble de maçã com chantilly de cumaru
Chef Liliana Andriola
Ingredientes
- MASSA
- 100 g de nozes
- 300 g de farinha de trigo
- 1 colher (café) de fermento em pó
- 200 g de açúcar
- 200 g de manteiga sem sal
- RECHEIO
- 3 maçãs fuji ou pink lady
- 12 colheres (sopa) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de geleia de maçã
- 1 ½ colher (sopa) de manteiga sem sal
- CHANTILLY
- 300 g de nata
- 50 ml de leite
- 100 g de açúcar
- 2 sementes de cumaru
Modo de Fazer
MASSA: Triture as nozes no processador. Processe a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e a manteiga fria cortada em cubos até obter uma farofa. Reserve.
RECHEIO: Descasque as maçãs e corte em cubos médios. Ponha em uma panela com o restante dos ingredientes e cozinhe até secar os líquidos. Reserve.
CHANTILLY: Rale o cumaru e deixe infusionando no leite por 1 hora. Coe e bata com a nata e o açúcar até ponto de chantilly.
MONTAGEM: Coloque em uma assadeira a metade da massa, cubra com o recheio de maçã e finalize com o restante. Asse em forno preaquecido, a 170 graus, de 30 min a 40 min. Sirva acompanhado do chantilly de cumaru.
Receita
Banana caramelada com creme de caramelo e merengue
Chef Liliana Andriola
Ingredientes
- CARAMELO
- 2 xícaras de açúcar
- Manteiga para untar
- Creme de caramelo
- 250 ml de leite integral
- 30 g de amido de milho
- 4 gemas
- 60 g de açúcar
- 150 g de caramelo triturado
- 40 g de manteiga sem sal
- MERENGUE ITALIANO
- 210 g de claras (7 unidades)
- 420 g de açúcar
- 100 ml de água
- BANANAS
- 4 bananas
- açúcar
- 1 colher (sopa) de conhaque
Modo de Fazer
CARAMELO: Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo até caramelizar. O ponto vai depender da preferência de cada um, mais claro ou mais dourado. Porém, tome cuidado para não queimar, pois ele continua cozinhando mesmo com o fogo desligado. Espalhe em um silpat ou papel-manteiga untado com manteiga. Espere endurecer para triturar.
CREME DE CARAMELO: Ferva o leite com o amido e o caramelo triturado. Misture em um bowl as gemas e o açúcar. Verta um pouco da mistura quente nas gemas, misture e volte tudo para panela, mexendo sempre com um batedor de claras. Deixe ferver por 3 min. Reserve. Quando estiver frio, processe com a manteiga em ponto de pomada.
MERENGUE: Misture o açúcar com a água. Leve ao fogo médio e, quando começar a ferver, coloque as claras para bater na batedeira em velocidade média. Cozinhe a calda de açúcar até 121 graus (as borbulhas devem estar espessas). Diminua a velocidade da batedeira para o mínimo possível e vá despejando a calda quente, em forma de fio, na lateral na batedeira. Bata até que o merengue esteja em temperatura ambiente.
BANANA: Corte as bananas em rodelas. Para caramelizar, polvilhe com açúcar e doure com ajuda de um maçarico ou leve o açúcar ao fogo, em uma frigideira, em fogo baixo, até caramelizar. Junte as bananas cortadas. Para finalizar, adicione o conhaque e flambe.
MONTAGEM: Sirva as bananas com o creme de caramelo e o chantilly.