
Quem pensa que preparar o mate, virar a erva sem derramar e não entupir a bomba é o máximo da expertise sobre essa árvore que representa tradição e costumes do Rio Grande do Sul e da América, sabe de nada, inocente… A Ilex paraguariensis tem tanto de história, sabores e inovação para contar quanto para experimentar – é cultura que transborda a cuia.
Em julho, dias 4, 5 e 6, vai acontecer a 9ª Caravana da Erva-Mate, uma verdadeira expedição mate adentro na região do Vale do Alto do Taquari, onde está concentrada a produção da erva-mate em solo gaúcho. É uma oportunidade para uma completa experiência, que passa pela história ancestral e visita sítios indígenas, lavouras, indústrias, laboratórios, faz provas e harmonizações com sabores inéditos da erva. Todos os dias as refeições surpreendem com erva-mate nas receitas e na cuia, o bom e mágico chimarrão. Ainda tem a comida italiana e gaúcha e uma noite no Museu do Pão.
As organizadoras, especialistas Ariana Maia e Carla Saueressig, garantem uma programação intensa, rica em aprendizado e entretenimento. A Caravana da Erva-Mate é aberta a apaixonados, curiosos, estudiosos e iniciantes no tema.
9° Caravana da Erva-Mate
Dias 4, 5 e 6 de julho de 2025.
Informações pelo e-mail alojadochatg@gmail.com
Realização @inovamate e @academiadechaemate