A Fronteira da Paz, entre Santana do Livramento e a cidade uruguaia de Rivera, acaba de ganhar uma nova atração turística: o Trem do Pampa. O moderno trem com visão panorâmica e dois vagões batizados de Cabernet e Tannat (duas uvas emblemáticas da região da Campanha gaúcha), percorre 20 quilômetros, entre a Estação de Santana do Livramento e a Estação Palomas.
O passeio completo dura três horas e inclui transfer rodoviário até a estação de partida, uma hora de percurso no trem e a visita ao primeiro free shop inaugurado do lado brasileiro, da vinícola Almadém.
Durante a viagem de trem, os passageiros degustam vinhos e sucos de uvas, enquanto são animados por apresentações de artistas brasileiros e uruguaios. Aos poucos, revelam-se as paisagens típicas de vastos campos, animais, parreirais em espaldeira e o Cerro de Palomas, cartão postal da cidade brasileira.
A Giordani Turismo, empresa responsável pela operação do Trem do Pampa, há 30 anos opera a Maria Fumaça, Trem do Vinho, que faz o percurso turístico entre Bento Gonçalves e Garibaldi, na Serra. A região da Campanha oferece experiências únicas, como a vivência das lides campeiras, a visita à cidade uruguaia de Rivera (com seus free shops) e ao primeiro free shop do lado brasileiro, na Almadém – pertencente ao grupo Miolo, que acaba de completar 50 anos.