
A churrascaria mais antiga do Brasil fica em Porto Alegre e completa 90 anos. A Santo Antônio, fundada em 1935, pelo casal de imigrantes italianos Antonio e Conchetta Aita, é hoje ponto obrigatório para os apreciadores de carnes de qualidade, trabalhadas com maestria.
No início, o restaurante servia marmitas e viandas para os trabalhadores da região próxima à Rua Dr. Timóteo, onde se estabeleceu e permanece até hoje. Depois, se tornou uma cantina italiana com a cozinha comandada por Conchetta. A transição para churrascaria aconteceu após um convite para assar carnes durante a comemoração do centenário da Revolução Farroupilha, evento organizado pelo então governador Flores da Cunha, marcando oficialmente o início da tradição do assado da casa.
Além do churrasco, os filés fazem a fama do Santo Antônio, com destaque para o parmegiana. Mas sem esquecer o Caetano, o Alho e Óleo e o 80 Anni. Entre os cortes de churrasco, o Entrecot Freio de Ouro (com queijo e cebola frita, flambado na cachaça) e o Assado de Tira.
A casa, detentora de muitos prêmios de gastronomia, é comandada por Jorge Aita e Elaine Congetta Aita (sócia aposentada), e conta atualmente com a quarta geração da família: Rafael e Fabrício Aita, que trazem mais uma vez a visão de futuro. A começar pelo lançamento de uma linha de congelados com os destaques do cardápio.
Restaurante Santo Antônio
Dr. Timóteo, 465
@restaurantesantoantonio