
O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, destino enoturístico mais procurado do Brasil, vai comemorar o final da vindima com um baile de gala e três dias de festival com muita gastronomia, vinhos, música e cultura. O festival será realizado nos dias 27, 28 e 29 de março.
Para marcar a abertura do evento, no dia 27, acontecerá o jantar de Gala do Vale dos Vinhedos – Tempo e Legado. O banquete será realizado no Hotel Villa Michelon e propõe uma experiência sensorial, unindo alta gastronomia e rótulos emblemáticos do Vale dos Vinhedos – muitos deles ícones raros, de safras antigas, que já não estão mais disponíveis no mercado. O menu em cinco tempos será preparado pelo chef Rodrigo Bellora.

A partir das 11h do dia 28, terá início a programação gratuita, que inclui Espaço Cultural, com exposições de artesanato, artefatos históricos e equipamentos antigos de produção de vinho, além de oficinas, espaço gastronômico cultural e produtos locais. A Arena de Atividades e Jogos resgata tradições como a pisa da uva e jogos coloniais, enquanto atrações artísticas – com coral, dança, banda musical e intervenções teatrais – dão ritmo à celebração. O evento contará ainda com Espaço Kids. Às 19h, será a cerimônia de agradecimento à safra e, após, a abertura das barricas de vinho e distribuição da bebida. Para o consumo, será comercializada uma taça a R$ 5.
No domingo pela manhã, dia 29, o público será convidado a participar da Rota de Caminhada Vivendo o Vale, percorrendo caminhos alternativos entre vinhedos, com trajeto que terá início na Capela das Neves (famosa por ter sido construída utilizando vinho em lugar de água na argamassa) e finalizará na propriedade da Famiglia Tasca. Ao longo do percurso, os participantes visitam igrejas e capelas, participam de paradas com música, degustações, histórias e conteúdos sobre o terroir, além de terem contato com produtos locais. A organização do festival é da Aprovale.
