Carolina Albuquerque de Azevedo tem 44 anos e passou mais da metade de sua vida fazendo o que ama: trabalhando com moda. Ela e a irmã Ana Paula comandam uma loja cujo sucesso só aumenta com o tempo, a Quincy Store. A “Quincy”, como é carinhosamente chamada, fica no coração do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e neste ano completará 25 anos de história.
Mas a ligação de Carolina com a moda e o comércio começou muito antes. Embora tenha nascido na capital gaúcha, cresceu em Chapecó, Santa Catarina. Quando tinha apenas 4 anos, sua mãe, Lelé, abriu uma loja de roupas multimarcas. Carolina passava o dia inteiro por lá, se divertia entre roupas, tecidos e manequins e adorava o contato com as clientes. Sua avó Paula às vezes ajudava na compra das peças, visitando showrooms, e levava Carol a tiracolo. Com uma infância vivida neste universo, não demorou para, ainda menina, cultivar o sonho de ter a sua própria loja.
Durante a adolescência voltou a morar em Porto Alegre com toda a família. Cursou Administração e sua irmã Ana Paula formou-se em Publicidade e Propaganda. A dupla, que sempre foi unida, foi surpreendida com a proposta de abrir uma loja multimarcas. O convite veio de amigas da família que ainda residem em Chapecó, Zélia e Ivana.
Tudo aconteceu muito rápido. A ideia surgiu em setembro de 1997 e, em dezembro do mesmo ano, a Quincy Store abriu as portas no mesmo endereço que ocupa até hoje: Rua 24 de outubro, 506. Era um desafio e tanto. Carolina tinha 20 anos na época e Ana Paula tinha 23. Nenhuma delas tinha experiência, exceto pelas brincadeiras vividas na loja da mãe. Tinham que conciliar as longas horas de trabalho, incluindo finais de semana, com as aulas na faculdade e demais atividades. Aprenderam toda a teoria de um negócio na prática.
Desde o início, o DNA das gurias está em tudo. As sócias catarinenses ainda fazem parte da empresa, mas Carolina e Ana Paula sempre tiveram autonomia. Elas fazem a curadoria de tudo: decidem o mix de marcas e escolhem cada uma das peças que irão vender. A forma direta de se comunicar com o público e o estilo acolhedor e personalizado de receber a clientela também são marcas registradas das irmãs. Embora cada uma delas desempenhe papéis distintos dentro da empresa, todas as decisões são tomadas em conjunto.
Com ¼ de século de vida, a loja tornou-se uma extensão de suas casas, virando ponto de encontro de amigas, incluindo as novas relações que nasceram por lá. A clientela do início se mantém fiel, já que o estilo das roupas evoluiu com elas. Hoje as antigas clientes fazem compras com as suas filhas, já que as roupas são joviais e atemporais.
Carolina é responsável por publicar diariamente dezenas de fotos e vídeos onde aparece vestindo as roupas, sugerindo combinações entre peças e mostrando como fica o caimento no corpo de uma mulher real. Este singelo ato cria imediata identificação com o público, cansado de ver fotos de moda com modelos esquálidas. Ela empresta o seu carisma como modelo oficial, mas de vez em quando sua irmã Ana Paula e a mãe, Lelé, também aparecem no Instagram da Quincy.
Ter um empreendimento tão longevo tem o seu preço. O dia de Carolina começa cedo, termina tarde, de segunda a segunda, já que as redes sociais não param. As jornadas são longas e as férias são raras, mas ela não reclama. Ao contrário, é grata por realizar diariamente o seu sonho de infância.