O Café da Catedral está no centro do Centro Histórico de Porto Alegre, em frente à Praça da Matriz, localizado entre a Catedral Metropolitana Madre de Deus e o Palácio Piratini, na pequena rua sem saída Dom Sebastião. Despercebida pela maioria dos que passam, a ruela guarda a entrada do Palácio do Governo Estadual, uma estátua do ex-governador Leonel Brizola e a escada que dá acesso ao Salão Nobre e ao Café da Catedral. Um recanto magnífico onde se encontram 100 anos de história, religiosidade e cultura.
Após uma reforma, o Salão Nobre ficou para uso paroquial e para eventos da Cúria Metropolitana, e a partir de 2022 passou a ser locado para eventos sociais, corporativos e solenidades. O sucesso na realização de eventos foi crescente, dado o patrimônio religioso, histórico, cultural e arquitetônico do local, aliado a uma gestão focada no cliente e em suas necessidades. E foi assim que nasceu o Café da Catedral. Sob o olhar da gestão administrativa do Salão Nobre, o Café começou timidamente, operando com apenas dez mesas, num recital de música Sacra para a Páscoa. Hoje já dispõe de 40 mesas distribuídas entre os jardins e o Salão Nobre.
A gastronomia é artesanal e afetiva, utilizando as receitinhas da vovó, com insumos não industrializados. O menu, ainda restrito, vai desde o chá e café coado no bule até opções de espumante, passando pelos dadinhos de tapioca e pelo carreteiro do Padre.
Aliás, o Pároco da Catedral é visto diariamente no café, conversando com os visitantes ou simplesmente fazendo uma pausa entre as suas atividades. O Café funciona de quintas a sábados das 16 às 21h, quando não há evento no Salão Nobre. A agenda é informada semanalmente no perfil do Instagram.
Nem só de Colonial e Serrano é feita a produção de queijos na Serra Gaúcha. Na Linha Carazal, em Gramado, o chef Luiz Carlos Moschem, o Muskito, resolveu unir…