Exatamente no Dia Mundial do Café, em 14 de abril, um brasileiro estava fazendo história durante a Specialty Coffee Expo, um dos grandes eventos do setor, realizada em Chicago este ano. Dionatan Almeida se tornou campeão do World Cup Tasters Championship 2024 com uma performance impressionante. É um título inédito para o país.
A competição testa a velocidade e a precisão com as quais o degustador profissional distingue as diferenças de sabores de cafés especiais. A cada etapa, ele tem diante de si três xícaras, sendo duas com bebidas idênticas e uma diferente. Vence quem acertar mais no menor tempo. O mineiro Dionatan teve 100% de aproveitamento na análise durante a final, em 2min19s, dez segundos mais rápido do que a segunda colocada (a alemã Aurore Ceretta). Ao longo das eliminatórias, o brasileiro superou mais de 30 degustadores.
Dionatan é provador e classificador de cafés nas Fazendas Caxambu e Aracaçu, ambas em Três Pontas (MG). “Estou muito feliz pela vitória ter sido durante a minha oportunidade de representar o país. E aqui eu sou só a pessoa competindo, mas represento a cafeicultura brasileira e os classificadores e provadores brasileiros”, comentou o campeão.
Vale lembrar que recentemente o talento brasileiro já tinha recebido grande destaque no setor. Ano passado, em Atenas, na Grécia, o barista brasileiro Boram Um conquistou o primeiro mundial de barismo para o país ao trazer o título do World Barista Championship.