Com a proximidade do Natal, uma das dúvidas frequentes é sobre o que preparar para a ceia festiva, principalmente quando a ideia é fugir do tradicional peru recheado, herança dos países em que a estação é do frio.
A sugestão da chef Nati Tussi é um cardápio bem brasileiro, com ingredientes fáceis de encontrar. A começar pela salada de feijões, refrescante e com um leve toque adocicado pela presença das uvas roxas. O prato principal é uma porchetta, de barriga de porco, com uma camada de gordura que vai se desmanchando com o calor do forno e que depois pode ser pururucada, para maior crocância. A carne vai ser ladeada por rodelas de abacaxi e pêssegos glaceados.
Para complementar, a chef recomenda batatas rústicas, com aioli, bacalhau e azeitonas pretas. As batatas-doces coloridas vão conferir uma variedade de sabores. O prato pode ser servido quente ou em temperatura ambiente, como acompanhamento ou prato principal.
O arroz de grãos, amêndoas e romã tem colorido e muito sabor. Quente ou em temperatura ambiente, como costumam apreciar muitos dos brasileiros. A chef destaca que cada uma das receitas da ceia rende 10 porções.
Receita
Porchetta com abacaxi e pêssego glaceados
Ingredientes
- 3 kg de barriga de porco em manta com pele
- 30 g de sal
- 60 g de açúcar
- 5 g de páprica picante
- 50 g de óleo
- 5 g de alecrim
- 5 g de salsa
- 5 g de sálvia
- 5 g de cebolinha
- 5 g de alho dourado
- 5 g de chimichurri
- fatias de bacon
- Frutas glaceadas
- 1 abacaxi
- 1 kg de pêssegos
- 200 g de manteiga
- 200 g de mel
- Decoração
- Alecrim
- Frutas vermelhas frescas
Modo de Fazer
Porchetta: Risque superficialmente a pele, em formato xadrez, sem atingir a carne. À parte, misture o sal, o açúcar e a páprica, polvilhando por toda a peça. Em um mixer, processe as ervas com o óleo. Junte o alho dourado e o chimichurri e espalhe na carne (parte interna). Distribua as fatias de bacon. Enrole a porchetta, amarre com barbante e pincele com óleo. Cubra com papel-alumínio e asse, em forno preaquecido a 180 graus, por cerca de 2h30. Retire o papel-alumínio e asse, a 200 graus, por cerca de 20 min, até dourar.
Frutas: Retire a casca do abacaxi e corte em rodelas finas. Corte os pêssegos em meia lua, descartando o caroço. Derreta metade da manteiga com mel. Distribua as rodelas de abacaxi em uma assadeira e cubra com a mistura. Asse em forno preaquecido, a 180 graus, por cerca de 15 min ou até que estejam levemente douradas. Em uma frigideira, derreta o restante da manteiga e do mel e junte os pêssegos, cozinhando rapidamente, cuidando para que não desmanchem.
Montagem: Disponha a porchetta em uma tábua e decore com as frutas glaceadas, o alecrim e as frutas frescas.
Dicas:
- Se a porchetta for menor, calcule 10 g de sal e 20 g de açúcar para cada kg de carne.
- Se quiser pururucar, coloque a porchetta sobre uma grade e derrame óleo quente sobre a pele.
Receita
Salada de feijões, tomatinhos e uva roxa
Ingredientes
- 100 g de feijão branco
- 100 g de feijão carioca
- 100 g de ervilha
- 100 g de tomatinho grape cortado ao meio
- 200 g de pepino japonês fatiado fino
- 100 g de cebola roxa em meia lua
- 60 g de vinagre
- 60 g de azeite
- 10 g de sal
- 10 g de folhas de hortelã
- 100 g de uva roxa cortada ao meio
Modo de Fazer
Feijões: Ferva 1 litro de água em 2 panelas e adicione 1 colher (chá) de sal em cada uma delas. Cozinhe cada feijão separadamente, até que estejam al dente. Escorra em uma peneira e passe por água fria. Reserve. Ferva 600 ml de água, junte as ervilhas e 1 colher (chá) de sal, cozinhando até ficar al dente. Coe e passe por água fria. Coloque a cebola em água com gelo por alguns instantes.
Montagem: Misture todos os ingredientes e verifique se necessita de correção de temperos. Decore com diferentes brotos.
Dicas
- Podem ser usados outros grãos, como lentilha ou edamame, mas sempre cozidos separadamente, por terem pontos diferentes de cozimento.
- Se quiser, decore com brotos de beterraba, rúcula ou agrião.
- Para dar mais colorido à salada, utilize tomatinhos vermelhos e amarelos.
Receita
Batatas rústicas assadas com aioli
Ingredientes
- 500 g de batata inglesa
- 500 g de batatas-doces coloridas
- 2 g de alecrim
- 30 g de azeite de oliva
- 8 g de sal
- Aioli
- 1 cabeça de alho
- 2 gemas de ovo cozido
- 1 gema crua
- 300 g de óleo de canola
- 2 g de sal
- 20 g de vinagre
- Bacalhau confitado
- 400 g de bacalhau
- 400 g de óleo de soja
- 5 g de tomilho
- Decoração
- 100 g de azeitonas pretas em rodelas
- brotos variados
Modo de Fazer
Batatas: Corte as batatas em cubos, coloque em um bowl e junte o azeite, o alecrim picado e o sal. Misture bem e disponha em uma assadeira. Leve ao forno preaquecido, a 180 graus, por cerca de 40 min ou até que estejam douradas por fora e macias por dentro. Reserve.
Aioli: Corte a cabeça de alho ao meio, sem separar os lados. Enrole em papel-alumínio e leve ao forno, a 180 graus, por cerca de 15 min ou até que esteja macio. Retire o alumínio e aperte os dentes do alho até que saia toda a pasta. Em uma vasilha, junte as gemas e a pasta de alho e vá adicionando o óleo em fio, emulsionando com um fouet. Finalize com vinagre e sal. Reserve na geladeira.
Confit: Coloque o bacalhau em uma panela e cubra com o óleo. Adicione o tomilho e cozinhe, em fogo baixo por 1 h. Retire do óleo e separe o bacalhau em lascas. Reserve.
Montagem: Em um prato raso, intercale as batatas, o bacalhau, o aioli e as azeitonas. Decore com brotos variados.
Dicas
- Para ficar um prato mais colorido, use batatas-doces de diferentes cores.
- Se quiser dar um pouco mais de sabor, confit tiras de pimentões vermelhos com o bacalhau.
Receita
Arroz de grãos, amêndoas e romã
Ingredientes
- 300 g de arroz branco
- 100 g de cebola
- 20 g de óleo
- 6 g de sal
- Lentilha
- 200 g de lentilha
- 6 g de sal
- Decoração
- 50 g de amêndoas em lascas
- 50 g de sementes de romã
- 15 g de gergelim
- 5 g de ceboulette picada
- 20 g de azeite de oliva
Modo de Fazer
Arroz: Pique a cebola e refogue, em uma panela, com o óleo. Adicione o arroz, o sal e mexa bem. Junte água fervente e cozinhe por cerca de 15 min, em fogo médio, até que esteja al dente. Desligue e espalhe em uma forma para esfriar.
Modo de fazer a lentilha: Ferva 1 litro de água, adicione a lentilha e o sal e deixe cozinhar até ficar al dente. Desligue, escorra e passe por água fria. Reserve.
Montagem: Toste as amêndoas rapidamente em frigideira até dourar. Misture todos os ingredientes e decore com brotos, de preferência.
Dicas
- O arroz deve estar cozido al dente e bem soltinho.
- O cozimento da lentilha é muito rápido, cuidado para que não passe do ponto.
Sobremesas festivas irresistíveis
Festas de fim de ano pedem sobremesas variadas. É hora de abusar dos doces, sem culpa. Poder provar mais de um e viver diferentes sensações.
A cheesecake com geleia de frutas vermelhas é como uma brincadeira com o paladar, com o contraste da acidez e da doçura. Já a torta invertida de maçã, quentinha, com massa e nuts crocantes, parece que aquece a alma, conforta e desperta lembranças.
As receitas escolhidas pela chef Nati Tussi permitem variações: na cheesecake, a geleia de frutas vermelhas pode ter trocada por uma de frutas amarelas, e a torta invertida pode ter peras no lugar das maçãs.
Receita
Cheesecake com geleia de frutas vermelhas
Ingredientes
- 100 g de bolacha maisena
- 45 g de manteiga
- Recheio
- 1 kg de cream cheese
- 10 g de amido de milho
- 200 g de açúcar
- 240 g de nata
- 5 ovos
- 60 g de suco de limão taiti
- 10 g de essência de baunilha
- Geleia de frutas vermelhas
- 625 g de açúcar
- 900 g de frutas vermelhas
- Decoração
- Frutas vermelhas frescas
- Flores comestíveis
Modo de Fazer
Massa: Triture bem a bolacha em um processador ou liquidificador. Em seguida, junte a manteiga derretida e processe novamente para misturar bem. Disponha a mistura em uma forma redonda de aro removível e vá pressionando até que cubra o fundo e parte da lateral. Cuide para que os cantos e as laterais não fiquem muito grossos. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 5 min. Reserve.
Modo de fazer o recheio: Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar. Em seguida, junte a nata, o suco de limão, a essência de baunilha e o amido de milho. Por último, junte os ovos, um a um, misturando bem. Distribua sobre a massa já assada. Leve ao forno preaquecido, a 160 graus, por 30 min. Deixe descansar no forno por mais 1 h. Reserve em refrigeração por 12 h, para firmar.
Modo de fazer a geleia: Coloque os ingredientes em uma panela de fundo grosso e mexa bem. Ligue em fogo médio e deixe reduzir até a textura de geleia. Reserve em refrigeração.
Montagem: Corte a torta em 16 fatias. Disponha sobre o prato e coloque por cima a geleia de frutas vermelhas. Pode decorar com frutas frescas e pequenas flores comestíveis.
Dicas
- As frutas vermelhas podem ser amora, mirtilo, framboesa, morango.
- A cobertura da cheesecake pode ser uma geleia de frutas amarelas (maracujá, manga, pêssego, bergamota)
- Cerejas frescas dão um toque natalino à cheesecake.
- Se preferir servir a torta inteira, cubra parte da cheesecake com a geleia, deixando uma parte sem a geleia, e decore com as frutas frescas e as miniflores.
- A torta rende 16 porções.
Receita
Torta de maçã com nuts
Ingredientes
- 350 g de massa folhada
- 2 kg de maçã
- 30 g de suco de limão
- 200 g de manteiga
- 200 g de açúcar
- 1 g de canela em pó
- 2 g de cúrcuma em pó
- 200 g de nuts (amêndoas, nozes e castanhas)
Modo de Fazer
Torta: Descasque e tire as sementes das maçãs. Corte em 4 partes (meia-lua) ou em fatias finas. Deixe de molho em água com suco de limão para que não escureçam. Misture as nuts com as especiarias. Em uma frigideira de 26 cm de diâmetro, com cabo que possa ser levado ao forno, derreta o açúcar com a manteiga. Quando atingir o tom de caramelo, desligue o fogo e disponha as nuts e sobre elas as maçãs, lado a lado. Deixe amornar e coloque a massa folhada por cima das maçãs, apertando as bordas em contato com a lateral da frigideira. Leve ao forno preaquecido, a 180 graus, por cerca de 20 min, até que a massa esteja bem dourada. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Vire a torta de cabeça para baixo sobre o prato e sirva.
Dicas
- A torta deve ser feita no mesmo dia em que será servida, para manter o brilho e a crocância.
- A torta pode ser servida com sorvete de creme ou nata cítrica.
- A torta rende 16 porções.