Le Pain Quotidien, a famosa rede de restaurantes e boulangeries, abriu sua primeira unidade em 1990 em Bruxelas. Hoje, 30 anos depois, tem mais de 250 lojas em 23 países, mantendo inalterado um dos seus mais importantes princípios: utilizar produtos frescos, ingredientes não processados e provenientes de fornecedores locais e orgânicos.
No Brasil, a marca chegou em 2012, com a inauguração da loja na Vila Madalena, em São Paulo, tornando-se o destino de quem busca uma refeição simples, rápida, saudável, nutritiva, honesta e saborosa. Foi assim que a rede se expandiu na capital paulista; totalizando nove unidades.
Muito mais do que os deliciosos pães, Le Pain Quotidien elabora com muito cuidado seus doces, com destaque para o croissant, crocante e amanteigado, o brownie, os cookies e tarteletes. Todo os produtos do cardápio são feitos com os melhores ingredientes, ervas aromáticas, frutas e verduras frescas e queijos artesanais. Alguns itens locais, como pão de queijo, açaí e saladas com temperos tipicamente brasileiros, estão disponíveis também.
A maioria das unidades Le Pain Quotidien tornaram-se famosas por seu café da manhã e brunch, porém a casa oferece diversas opções para almoço, lanche da tarde, happy hour e também aceita encomendas para eventos.
Em algumas unidades, o cliente pode participar de Workshops, verdadeiras Baking Classes comandadas pelos padeiros, com duração de quatro horas, incluindo um tempo para provar as delícias preparadas.
Como é padrão da marca, o restaurante tem um ambiente acolhedor que se destaca pelo atrativo balcão de vendas, a grande mesa de madeira que acomoda várias pessoas – permitindo o aproveitamento de espaço e estimulando a socialização entre clientes –, as prateleiras repletas de produtos gourmet, como café torrado, geleia e granola caseira, que podem ser adquiridos para degustar em casa.
Le Pain Quotidien é um exemplo positivo de rede que expandiu mundialmente preservando suas raízes e diferenciais.