A 31ª edição da CASACOR Rio Grande do Sul foi encerrada no final de outubro com resultados positivos, ótimos números de visitação e um recado importante tanto para o segmento de arquitetura e design de interiores como para o público em geral: ficou bastante claro que os espaços gastronômicos assumiram definitivamente o papel de protagonismo nas residências.
Cozinhas integradas aos ambientes de estar, espaços gourmet, churrasqueiras charmosas, varandas com parrillas e fornos de pizza, adegas dos mais diversos tipos e tamanhos, grandes balcões que convidam ao preparo e à degustação de alimentos em grupo. Esses foram os ambientes mais comentados e apreciados pelos frequentadores do evento.
Instalada em uma clássica residência familiar no bairro Bela Vista, a mostra abrangeu um complexo de 7 mil m² e totalizou 38 ambientes residenciais e comerciais que tiveram o grande mérito de apresentar soluções viáveis, mais próximas da realidade do público, verdadeiramente funcionais.
A CASACOR RS 2023 acabou traduzindo uma grande tendência mundial, que ganhou ainda mais força no pós-pandemia: a valorização dos momentos de convivência, a busca dos recursos físicos que permitem essa interação, o interesse pelo experienciar e pelo cultivo de memórias em família, com amigos e pessoas queridas. E essas experiências, mais do que nunca, envolvem o comer e o beber. Cozinhar já não é mais uma simples tarefa, é uma atividade percebida em várias dimensões: o cuidado com o corpo e a saúde, o carinho envolvido no preparo e no consumo dos alimentos, a oportunidade de confraternização, o exercício de um hobby (ou de um talento), a busca do bem-viver no dia a dia.
Os apreciadores de vinhos também viram seus desejos materializados na mostra, reconhecida como a maior e mais completa do setor nas Américas. Para além da experiência de degustar um bom vinho, uma adega bem planejada é capaz de oferecer funcionalidade e trazer ainda mais charme e beleza a um ambiente residencial. Diferentes profissionais da 31ª edição da CASACOR RS apostaram nesse recurso em seus espaços, apresentando opções mais sofisticadas e mais básicas de adegas. Algumas delas foram as grandes estrelas dos ambientes e proporcionaram inspiração para os frequentadores da mostra.
O tema do evento deste ano, Corpo & Morada, guiou o trabalho dos mais de 70 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo envolvidos na mostra. Essa temática remete à íntima relação entre a moradia corporal e a habitacional, ambos espaços em que sentir-se pertencente é fundamental – e que merecem, portanto, carinho, atenção e cuidado. A partir dela, é possível perceber o caráter subjetivo da moradia, de suas texturas e estruturas, e o poder da arquitetura na promoção de mais qualidade de vida.