Às vezes eu gosto do café, mas do lugar nem tanto.
Outras, o lugar é fofo, agradável – mas o café, não.
Quando encontro tudo junto, já sei: estou na Baden! E é na torrefação, num daqueles galpões cool da Azevedo Sodré, no Passo d´Areia, onde a empresa armazena seus lotes, torra os grãos dos produtores que seleciona pelo Brasil, realiza cursos para profissionais, para lovers, curiosos e iniciantes, e organiza encontros bacanas de gente que curte, segue, fala, ensina e aprende sobre café.
Logo ao entrar, vê-se que o povo cheio de gentileza que está no balcão e o que se avista pelo vidro, separando a cafeteria da torrefação, é de experts. Eles explicam, comentam, servem, fazem salamaleques e se afastam, dando a necessária privacidade, no timming perfeito de um atendimento amigável e profissional.
É legal ver a espontaneidade com que a equipe lida com a bebida preciosa, cultuada no mundo, considerando todo o conhecimento que possuem. André e Andressa são o casal de baristas que trabalha na Baden Torrefação desde a abertura, há sete anos. Foram viver em Dublin (Irlanda) e retornaram há um ano. Os dois, assim como os demais, sabem tudo do grão e da bebida – preparam, sugerem, estrelam vídeos com dicas nas redes. Um dos drinques que recomendam é o Irish Coffee, com o clássico uísque Jameson. “É perfeito para aquecer a galera no frio de Porto Alegre”, explica Andressa. Fica ainda melhor com uma fatia do bolo de laranja do dia. Focaccia e pão de queijo são os beliscos salgados da casa.
As opções contemplam tudo do café: pacotes com diversidade de grãos e torras, espresso, os variados métodos – Chemex, Hario, Prensa Francesa, Aeropress –, os clássicos, como cappuccino, o refrescante Espresso Tônica. A Baden tem mais um item e esse não precisa ir até lá para conferir, pode ser comprado on-line: assinatura de cafés – a cada mês, cafés diferentes que chegam em casa em 250 g, 500 g ou 1 kg.
A Baden tem 10 anos e se tornou uma marca tradicional na cidade no que se refere a cafés especiais (aqueles que têm pontuação acima de 80, segundo a SCAA – Specialty Coffees American Association). É reconhecida no fornecimento de cafés customizados para estabelecimentos e tem uma ligação forte com a vida cultural de Porto Alegre. Isso porque a unidade da Jerônimo de Ornelas, no bairro Santana, a primeira da marca, é um mix de cafeteria e espaço cultural, onde são realizados eventos, especialmente os literários, sob os cuidados da proprietária Margaret. O filho Guert Schinken, que fundou a empresa, comanda os negócios – a compra dos cafés, a torra, as vendas, os cursos e a expansão. A Baden vai inaugurar ainda no primeiro semestre de 2022 uma nova cafeteria no Moinhos de Vento.
Baden Torrefação – Torrefação de Cafés Especiais
Rua Azevedo Sodré, 74 – Passo d´Areia – Porto Alegre/RS
Segundas a sábados, das 13h às 19h
badentorrefacao.com.br