Quando dois médicos decidem realizar um sonho projetado para o futuro, investindo em algo completamente diferente de suas profissões, o resultado podem ser prêmios surpreendentes: duas medalhas de ouro no primeiro ano em que esse sonho começa a se concretizar. Foi o que aconteceu com a médica clínica Mirella Meirelles e o hematologista Flavo Fernandes, que resolveram investir em produção agrícola, pensando na aposentadoria. Depois de adquirirem uma propriedade nas coxilhas de Encruzilhada do Sul, plantaram oliveiras. E, no primeiro ano de produção, conquistaram duas medalhas de ouro no Concurso Internacional de Azeite de Nova York, com os azeites Pedregais Arbequina e Pedregais Picual.
O nome Pedregais veio do solo arenoso característico da propriedade, a Fazenda Santa Joana D’Arc. Além dos azeites das variedades premiadas, produzem ainda o Pedregais Frantoio e o Koroneike, todos varietais. Os varietais são produzidos a partir de uma única espécie de azeitonas e revela 100% do sabor e dos aromas da fruta, o que torna mais fácil harmonizá-los, geralmente pela similaridade de intensidade. Importante ressaltar que o termo picância, característica descritiva do azeite, não tem a ver com à da pimenta, e sim com a sensação rascante (que aranha, trava) na garganta. Na harmonização, quanto mais potente a comida, maior teor de amargor e potencia deve ter o azeite.
O Pedregais Arbequina tem aroma suave, frutado e leve picância. Vai bem com saladas, legumes cozidos, pão, queijos frescos, carnes brancas, frutas e sobremesas. Isso mesmo, sobremesas, como sorvete ou doces com frutas frescas.
O Koreike tem aroma frutado e amargor médios, picância acentuada e combina muito com pizzas, risotos, legumes grelhados, pães, queijos, bacalhau, bolos e chocolate.
O Pedregais Picual tem aroma frutado médio, bastante herbáceo, com sabor de amêndoas verdes, amargor e picância médios. Harmoniza com saladas, massas, pães e risotos.
O Frantoio tem notas de tomate e maçã verde, com baixos teores de amargor e picância. Vai bem com pratos pouco condimentados, queijos leves, pães, sopas frias e até com iogurte com granola ou frutas.
O restaurante Primrose foi anunciado pela quinta vez como um dos vencedores no Restaurant Awards da Wine Spectator, revista norte-americana especializada em vinhos. Localizado no Castelo Saint Andrews, em…